Header Ads Widget

anigif.gif

DEFINIÇÃO SOBRE ALIANÇAS DO PSD SERÁ FEITA NA CONVENÇÃO DO PARTIDO


O PSD é o primeiro partido do Rio Grande do Norte a publicar edital de convocação, na edição de ontem do "Diário Oficial do Estado" (D.O.E), dos membros do diretório estadual para a convenção homologatória de candidatos às eleições de 2022, o que ocorrerá na sexta-feira, dia 22.

Mas persiste uma indefinição interna quanto a aliança com outros partidos para a eleição de governador e senador da República, que está sendo discutida junto aos diretórios municipais. "A nossa convenção será precedida por uma plenária onde definiremos apoio político na majoritária", diz o presidente estadual do partido, deputado estadual Jacó Jácome, o qual confirmou, ainda, que o partido lançará nove candidatos a deputado federal e 25 a estadual.

"No dia estabelecido da convenção anunciaremos a opção do PSD", reforçou o deputado Jacó Jácome, que ao invés de tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa, disputará uma das oito vagas à Câmara Federal, enquanto o seu pai, médico e ex-vice-governador Antonio Jácome, que deixou de disputar a reeleição de deputado federal e tentou o Senado Federal em 2018, tentará voltar à Assembleia.

Mas a tendência do PSD é de apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), pois o deputado Jacó Jácome faz parte da base de sustentação ao governo na Assembleia Legislativa, tanto que o ex-governador Robinson Faria, hoje no PL e pelo qual tentará mandato de deputado federal, deixou a presidência do partido em março, depois que seu presidente nacional, Gilberto Kassab, ensaiou aproximação política com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) desistiu de disputar a presidência da República.

Presidente do PSD em Natal, o vereador Preto Aquino admitiu que não foi chamado nenhuma vez para conversar sobre coligações partidárias pela direção estadual do partido.

Preto Aquino disse que não será obstáculo a qualquer posicionamento político que o PSD tomar, no entanto, pessoalmente já decidiu que não votará em Fátima Bezerra e apoiará o ex-vice-governador Fábio Dantas para governo do Estado, assim como os pré-candidatos a deputado federal e estadual, Robinson Faria e Adjuto Dias, do MDB: “Em 2018 já foi assim, vou apoiá-los de novo”.

Com diretórios em 52 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, a expectativa é de que 65 delegados compareçam à convenção do PSD, que será realizada entre as 12 e 18 horas do dia 22, no Centro Municipal de Referência (Cemure), situado na avenida Coronel Estevam, 3897, em Nazaré, Zona Oeste de Natal.

De acordo com o Estatuto partidário, Natal terá o maior número de delegados, seguido de Mossoró e Parnamirim, com dois. Os municípios restantes, terão um delegado cada, além dos sete membros do diretório estadual, incluindo o deputado Jacó Jácome.

Conforme o edital de chamamento da convenção do PSD, os registros de chapas para candidatos proporcionais e majoritários, se for o caso, devem ser protocolados até dois dias antes da convenção, na sede do partido, na avenida na avenida Rodrigues Alves, 955, Tirol.

Pelos estatutos, a deliberação da convenção deve ser aprovada por no mínimo 70% dos convencionais, caso haja mais de uma chapa, mas se for chapa única e o presidente da Executiva não optar pela aclamação, será considerada eleita, desde que alcance 20% dos votos.

Convenção do PSD
Data: Dia 22
Horário: 12 às 18 horas
Local: Cemure, av. Coronel Estevam, 3897, Nazaré