Header Ads Widget

anigif.gif

SESAP FORTALECE COMBATE ÀS ABORVIROSES NO TERRITÓRIO POTIGUAR


Para fortalecer o enfrentamento às arboviroses e à epidemia de dengue vivenciada no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas (SAPS) e da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), deu início, nesta sexta-feira (03), em São Gonçalo do Amarante, a uma série de oficinas de integração entre os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, a serem realizadas em parceria com todas as regiões de saúde do estado.

"O encontro de hoje nos deu a certeza do quanto precisamos com urgência criar espaços colegiados de planejamento das ações dos ACS e ACE," declarou, a subcoordenadora da SAPS, Élida Dias Cândido.

Ao longo do mês de junho serão realizadas as próximas oficinas, de acordo com o seguinte cronograma: nos dias 06 e 07/06, em São José de Mipibu, 09/06, em Macaíba, 14 e 15/06, na 6ª região de saúde, 20 e 21/06, na 5ª região de saúde, 20/06, em São Paulo do Potengi, 21/06, em Santa Cruz, 22/06, em Parnamirim e 23/06, em Extremoz.

“O objetivo é integrar os processos de trabalhos desses dois profissionais que atuam diretamente no território, a fim de melhorar os indicadores das arboviroses e o atual cenário epidemiológico no estado”, explicou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

Enfrentamento às arboviroses

Para combater as arboviroses, a Sesap fornece apoio aos municípios por meio de capacitações na identificação de larvas do mosquito Aedes aegypti, na operação dos sistemas de notificação, na realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e reuniões técnicas realizadas. Além disso, o Laboratório Central do RN (Lacen) está disponível para realização dos exames laboratoriais para a confirmação das arboviroses.

Além disso, a Sesap vem preparando a rede de assistência à saúde para receber as pessoas que precisam de internação devido ao agravamento das arboviroses.