Header Ads Widget

anigif.gif

RANIERE DESISTE DE DISPUTA DA ALRN E ABRE CRISE NA NOMINATA DO AVANTE


No mundo de quem faz contas todos os dias para saber quem atinge o quociente de 70 mil votos para eleger o primeiro deputado estadual, um fato deve mexer e muito com as nominatas, principalmente a do Avante, que tem o empresário Jorge do Rosário como principal interessado para ganhar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em silêncio, Jorge conseguiu “tomar” a presidência estadual da sigla fundada no RN pelo vereador Raniere Barbosa, ex-presidente da Câmara Municipal do Natal e da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN).

Em um trabalho de estratégia feito em 2018, Raniere conseguiu juntar mais de 56 mil votos no RN para deputado federal, que ajudou na cláusula de barreira para o Avante. Somente a esposa do vereador, Karla Veruska, obteve 42.784 votos, sendo hoje uma das suplentes à Câmara dos Deputados. Também na campanha passada, o Avante fez uma forte nominata que elegeu dois deputados estaduais: Dr. Bernardo Amorim e Kleber Rodrigues. Os dois saíram da legenda e hoje estão no PSDB. Os planos de Jorge do Rosário, que deixou o PL em Mossoró para se eleger com uma “nominata mais fácil”, era ser o primeiro do Avante, mas, para conseguir sucesso nas urnas a nominata com todos os nomes precisa ter 70 mil votos.

Recentemente, Jorge do Rosário “tomou” o Avante de Raniere Barbosa e o presidente nacional, Luís Henrique de Oliveira Resende assinou outra Comissão Provisória no Estado com Jorge do Rosário presidente. Raniere, que foi fundador da sigla, sequer integra o partido hoje. Karla Veruska já tinha deixado o Avante e em maio assinou a ficha do PP, a convite do deputado federal Beto Rosado. Nos últimos dias, Raniere comunicou a Jorge do Rosário que não irá mais concorrer a deputado estadual, ele tinha estimativas que só em Natal conseguiria 15 mil votos, era o segundo nome mais forte da nominata. E agora? Jorge continua na luta?

Vermelhou
O deputado Raimundo Fernandes (PSDB), além de defender com veemência à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), também fechou compromissos com a pré-candidatura de Fernando Mineiro (PT) à Câmara dos Deputados. Em São Miguel, por exemplo, Raimundo vai pedir votos para Mineiro. O prefeito Célio de Elizeu (PSDB) tinha anunciado antes apoio ao deputado Beto Rosado (PP), o mesmo que tirou na Justiça o mandato de Mineiro, eleito com 98 ml votos. Mudanças deverão acontecer na Tromba do Elefante.

Muitas águas
O deputado Beto Rosado deverá ficar atento com os passos do PT este ano. Beto fez de tudo e recorreu até Brasília com o apoio do PP Nacional para deixar de fora Fernando Mineiro, e o PT local perdeu uma cadeira no Congresso Nacional. Beto vai para uma reeleição difícil contando com mais oito nomes para juntar o quociente de 180 mil votos e se reeleger. Mas, um desses nomes do PP, Major Brilhante, como é militar, pode assinar a ficha em qualquer sigla até as convenções, que acontecem de 20 de julho a 5 de agosto.

Natal
Depois de perder o vereador Tércio Tinoco e o ex-vereador Cícero Martins, o PP de Natal deverá ficar sob o comando da suplente de deputado federal Karla Veruska. Na última eleição, ela obteve quase 17 mil votos somente na capital, conquistando a sexta maior votação. Desde março, que o PP está sem comando em Natal.

Coordenações
Se Jonny Costa vai assumir a coordenação política da campanha do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) ao Senado, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), também autorizou o consultor geral da Prefeitura, advogado Genildo Pereira, a assumir o mesmo papel na campanha do ex-ministro Rogério Marinho (PL). Genildo já anda fazendo uns trabalhos em Natal e pegou o assessor Naelson Borja, hoje ligado ao prefeito, para também atuar. A diferença de Jonny para Genildo é que ele não será exonerado. Jonny deixou esta semana o Procon Natal.

Capital
A articulação política da campanha de Carlos Eduardo começa a articular apoios na Câmara Municipal de Natal. Depois do vereador Luciano Nascimento (PTB), o grupo tenta assegurar as vereadoras do PT, Divaneide Basílio e Brisa Bracchi. Ainda tem Júlia Arruda (PCdoB) que deverá escolher entre Carlos e Rafael. Ainda sonham com Mikei Leite, presidente estadual do PV, que tem se aproximado de Rafael Motta (PSB). Ana Paula Araújo (Solidariedade) tem cargos no Governo Fátima e não simpatiza com Rogério Marinho (PL), mesmo sendo pré-candidata a deputada federal pela mesma sigla de Fábio Dantas.

Sem pesquisa
A pressão de clientes bolsonaristas da XP, descontentes com os resultados das pesquisas eleitorais encomendadas pela corretora, aumentou muito nos últimos dias, depois de números favoráveis ao ex-presidente Lula nas pesquisas da Ipespe. Em um grupo de WhatsApp usado por executivos de marketing dos escritórios de investimentos para se comunicar com o departamento de marketing da XP, a reclamação dos clientes bolsonaristas, em exercício de negação frente às pesquisas, foi comunicada para a corretora.
Até a eleição eram previstas em torno de 16 pesquisas patrocinadas pela XP, agora não devem ser mais de cinco.

FakeNews
O YouTube apagou nos últimos dez dias ao menos 22 vídeos contendo desinformação e mentiras sobre a urna eletrônica e as eleições. A limpeza é a maior já feita pela plataforma desde que as novas regras da empresa sobre desinformação eleitoral começaram a valer, em março, de acordo com monitoramento da Novelo Data.