Header Ads Widget

728x90cm-CELULAR

MBL ENTREGA À GOVERNADORA O PLANO DE AÇÃO PARA NATAL E O ESTADO


A governadora Fátima Bezerra recebeu uma representação do Movimento de Luta nos Bairro, Vilas e Favelas (MLB), que na companhia da deputada federal Natália Bonavides (PT), a convidou para estar presente a segunda plenária nacional do Movimento, que será realizada em Natal com a participação de pelo menos 120 delegados de 23 estados.

O encontro está previsto para ocorrer nos dias 23 e 24 de julho dentro das comemorações dos 18 anos de presença do Movimento no Estado, iniciado em 2004 com a ocupação do Leningrado, na zona Oeste da capital.

Fátima Bezerra disse aos representantes do MLB que o direito à moradia “é um tema que vamos estar em permanente diálogo”, tendo exemplificado que o governo estadual já garantiu uma contrapartida de R$ 10 milhões para programas como o Pro-moradia, mas falta o governo federal realizar os repasses financeiros destinados à continuidade de execução do programa de moradia para famílias de baixa renda.

“A nossa gestão mantém diálogo permanente com os movimentos sociais. Não é nenhum favor, moradia é um direito fundamental. Quero parabenizar o MLB pela luta e resistência”, afirmou a governadora do Estado.

O MLB entregou à governadora do Estado cópias do plano de ação do Movimento em Natal e no Rio Grande do Norte. “A gente acompanha, no Estado, cinco ocupações urbanas”, informou um dos representantes do Movimento, Mateus Araújo, que agradeceu a visita à chefe do Executivo, “mostrando que o governo está aberto para dialogar com os movimentos populares e sociais”.

Essa é a primeira vez que a chefia do Executivo Estadual recebe o MLB, que busca parceria com o governo do Estado para expandir a atuação do MLB nas atividades do “cursinho popular” e das “creches em ocupações”. Hoje, o movimento conta com creche apenas na Ocupação Emmanuel Bezerra, em Natal, e realiza atividades de educação sobre História do Brasil, temas da atualidade, sociologia e filosofia.

No Rio Grande do Norte, o MLB atua em cinco ocupações: Emmanuel Bezerra e Palmares, ambos no bairro da Ribeira; Valdete Guerra (bairro Planalto), Margarida Alves (Mãe Luiza) e Luís Maranhão (zona Norte), atendendo cerca 230 famílias.

A primeira Plenária Nacional ocorreu em 2017, na capital potiguar, e reuniu lideranças do movimento vindas de 15 estados do país, representando os moradores dos bairros pobres, favelas, vilas e ocupações onde o MLB tem atuação, para realizar um debate sobre os desafios da luta pela reforma urbana no Brasil.