Header Ads Widget

728x90cm-CELULAR

COM AUMENTO DE 1.566% NOS CASOS, NATAL DECLARA EPIDEMIA DE DENGUE


Entre janeiro e abril deste ano, o município de Natal teve um aumento de 1.566% nos casos de dengue. Nesse cenário, a capital potiguar declarou que vive uma epidemia da doença. A informação foi confirmada pelo departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à Inter TV Cabugi, nesta quarta-feira (11).

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue e zika vírus
A cidade já teve registro de 2.966 casos neste ano. No mesmo período de 2021 foram 192 pacientes com dengue. Chikungunya, de 39 para 176, e zika, de nove para 13, também tiveram crescimento no número de casos.

Para declarar a situação de epidemia, o departamento de Vigilância em Saúde leva em consideração três pontos referenciados pelo Ministério da Saúde: a incidência de casos por três semanas consecutivas, a taxa de notificações por 100 mil habitantes e o número crescente de busca e atendimento nos postos de urgências.

Para combater a situação, um gabinete de crise foi instituído e, além da SMS, conta com as participações da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semov), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).