Header Ads Widget

728x90cm-CELULAR

No RN, 1.757 jovens solicitaram o título de eleitor no período de 14 a 18 de março


Cerca de 100 mil pessoas de 15 a 18 anos solicitaram título na Semana do Jovem Eleitor no Brasil

Durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os dias 14 e 18 de março de 2022, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos. No Rio Grande do Norte, o TSE contabilizou que 1.757 pessoas solicitaram o título durante a Semana do Jovem Eleitor.

"O voto para quem tem entre 16 e 17 anos é facultativo, mas é importante que o jovem participe do processo eleitoral para manifestar a sua posição política, fortalecer a democracia e tomar consciência do papel que possui nesse processo eleitoral. Com as campanhas que a Justiça Eleitoral vem fazendo, tem aumentando bastante a procura para emissão do primeiro título. A tendência é que essa busca seja ainda maior com a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que se encerra dia 04 de maio", explica o chefe de Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Natal, Arlley Sousa.

No site do TRE-RN há um destaque principal que leva o internauta até a página do Atendimento On-Line. Lá é só acessar o sistema Título Net, preencher o formulário com suas informações e anexa os documentos solicitados. Após o preenchimento, é gerado protocolo para acompanhamento. Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o TSE para validação.

Na página do Atendimento On-Line também é possível acompanhar o andamento da solicitação. Havendo necessidade de ajustes nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp para a complementação. Por isso, o TRE-RN reforça a importância do preenchimento correto das informações solicitadas no requerimento para agilizar o atendimento.

Para solucionar dúvidas sobre o requerimento do Título Net e sobre a situação eleitoral é possível entrar em contato direto com sua Zona Eleitoral. Acesse AQUI os telefones.

Biometria

A biometria foi suspensa nas Eleições Municipais de 2020 e continuará, tendo em vista a pandemia da Covid-19. Ainda que o cenário epidemiológico sinalize bons presságios, não há tempo hábil para realizar o cadastramento biométrico dos novos eleitores. O importante é regularizar a sua situação eleitoral ou tirar o seu título.