Header Ads Widget

728x90cm-CELULAR

Inmet alerta para chuvas de até 100 milímetros em todo o RN


Aviso é válido até 11h desta terça-feira (22). Nível de intensidade é de "perigo", com riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas fortes, com potencial para atingir um acumulado de até 100 milímetros, em todo o Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 11h da terça-feira (21).

O alerta do Inmet é de "perigo", o segundo numa escala de três níveis de preocupação. O nível inicial é o "perigo potencial" e o mais intenso é o "grande perigo".

Segundo o órgão, as chuvas podem atingir de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia. Os ventos também chegam a entre 60 e 100 km/h.

RN tem terceiro fim de semana seguido com chuvas em todas as regiões

O Inmet alerta que há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em chuvas dessa intensidade.

Entre as recomendações, o Instituto diz que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se for possível, outra orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para orientações e no caso de emergência, devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta também é válido para cidades da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.