Header Ads Widget

728x90cm-CELULAR

Vacinados com a Janssen: duas doses significam esquema vacinal completo? Ainda há reforço previsto?


Estou protegido com a dose única e a dose de reforço? Vou precisar da terceira dose? G1 tira dúvidas.

Mais de 6,6 milhões de doses da vacina da Janssen foram aplicadas no Brasil durante a campanha de vacinação contra a Covid-19. A Janssen se destaca por ser diferente dos outros imunizantes: ela usa apenas uma dose.

Mas com as indicações de doses de reforço, como ficam os vacinados com a Janssen? Quantas doses são necessárias para completar o esquema vacinal? Eles também devem procurar mais uma dose de reforço? O que prevê o Ministério da Saúde?

Nesta reportagem, você vai entender:

Quantas doses são necessárias para completar o esquema vacinal?
Qual vacina deve ser usada na dose de reforço da Janssen?
Dose única + reforço: estou protegido?
Vacinados com Janssen e Pfizer estão com o esquema completo?
Tomei Janssen e dose de reforço. Vou tomar mais uma dose em breve?

O que muda na prática se Covid virar endemia?
Entenda: qual o papel do cérebro e do humor em nossa resposta imune

1. Quantas doses são necessárias para completar o esquema vacinal?

A vacina da Janssen é de dose única. Quem tomou o imunizante precisa receber mais uma dose para completar o esquema vacinal. O intervalo deve ser de dois a seis meses após a primeira aplicação. Esta é a mais recente orientação dada pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Um ponto de confusão sobre o tema ocorreu em novembro, quando o ministério anunciou a dose de reforço da Janssen. Na época do primeiro anúncio, em 16 de novembro, o ministro Marcelo Queiroga disse que os vacinados com o imunizante tomariam uma “segunda dose” e ainda receberiam o reforço, o que somaria três aplicações.

No entanto, a pasta voltou atrás no dia 25 daquele mês e informou que os vacinados com a Janssen deveriam tomar apenas mais uma dose para completar o chamado “esquema vacinal”.

2. Qual vacina deve ser usada na dose de reforço da Janssen?

O Ministério da Saúde recomenda que a dose de reforço seja também da Janssen. A vacinação homóloga (mesmo imunizante) também é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja outras orientações do Ministério da Saúde:

Mulheres que receberam Janssen e que agora estão grávidas deverão tomar o reforço com a vacina da Pfizer.
Pessoas que receberam dose de reforço com outro imunizante já estão com o esquema vacinal completo e não devem receber outra dose de Janssen ou de outra vacina.

Em novembro, a Janssen solicitou à Anvisa a inclusão de uma dose de reforço em sua bula.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, também aplica a dose de reforço da Janssen (mais uma dose, além da dose única). Por lá, a recomendação é que os imunizados com Janssen tomem a dose adicional (Janssen/Pfizer ou Moderna) pelo menos dois meses após a primeira injeção.