Governo entregou 16 casas na Agrovila Jucurutu a moradores da comunidade Carnaúba Torta, que será inundada pela barragem.
O governo do Rio Grande do Norte entregou nesta sexta-feira (18) 16 casas e lotes de terra da Agrovila Jucurutu, dando início à relocação de famílias que vivem em áreas inundáveis da Barragem Oiticica.
O reservatório de água é construindo na Bacia do Rio Piranhas-Açu, por onde as águas do Rio São Francisco chegaram pela primeira vez ao Rio Grande do Norte no início de fevereiro.
As primeiras famílias a receber os imóveis são da comunidade Carnaúba Torta, que fica localizada na área que será alagada.
Segundo o governo, as novas casas entregues atendem 56 pessoas, com acesso aos serviços de água tratada, energia elétrica, terra para o plantio e segurança alimentar dos trabalhadores.
A família da agricultora Maria do Socorro Silva recebeu as chaves da casa do lote 19 da Agrovila Jucurutu, para onde as famílias foram transferidas. Ao todo, a nova comunidade terá 37 casas.
"Sempre que me procuravam para falar sobre isso eu dizia: é só entrevista? Não tem nada de concreto? Eu já não tinha fé de que essas casas sairiam. Hoje, graças a Deus, estamos realizando um sonho", disse.
As casas têm 58 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, alpendre e lavanderia externa, e um terreno de 7 mil metros quadrados para o plantio de culturas de subsistência e criação de pequenos animais.
"Isso aqui não é favor, é um direito de vocês que está sendo conquistado. Fico feliz por isso, por ter participado dessa luta como parlamentar e estar entregando as casas como governadora. Hoje é um dia de muito simbolismo para nós porque trata-se da realização de uma conquista feita com muita luta, união e coragem", disse a governadora Fátima Bezerra (PT).
A Agrovila Jucurutu é a primeira de quatro áreas reservadas para assentamento de 112 famílias de trabalhadores rurais da região. As demais ficam nos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas.