Header Ads Widget

728x90px

Potiguares se preparam para fazer bonito na Copinha


O Rio Grande do Norte terá dois representantes na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022. O ABC, campeão Estadual de 2021, sub-20 e o ASSU estão na principal competição de categorias de base do País, marcada para ter início neste domingo, em São Paulo.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os 32 grupos da Copinha, que reunirá 128 equipes dos 26 estados e do Distrito Federal, que atuarão em 32 sedes, distribuídas por 30 cidades paulistas. A cidade de São Paulo receberá jogos em três locais diferentes.
A competição que terá o pontapé inicial hoje vai até dia 25, aniversário da capital paulista. A final faz parte das festividades da data. Segundo o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, serão mais de 3 mil atletas participando do evento, que é disputado desde 1969.

A Copinha, que é um torneio sub-20, não foi realizada em 2021 por conta da pandemia de covid-19. Por isso, a FPF autorizou, nesta edição, a participação de atletas nascidos em 2001 - que irão completar 21 anos em 2022.A última edição foi realizada em 2020. Na ocasião, o Internacional derrotou o Grêmio por 3 a 1, nos pênaltis, após empatar por 1 a 1 no tempo normal. A final foi disputada no Pacaembu, que atualmente passa por reformas e não poderá receber a decisão em 2022.

Atual campeão, o Colorado está no Grupo 25, com sede na cidade de Mogi das Cruzes, e terá pela frente Portuguesa, São Raimundo-RR e o anfitrião União Mogi. O Tricolor gaúcho, por sua vez, caiu no Grupo 10, em Jaú, ao lado de Castanhal-PA, Mixto-MT e do XV de Jaú, o time da casa.

Maior vencedor da Copa São Paulo, com dez troféus, o Corinthians terá São José dos Campos como sede. River-PI e Resende-RJ, além do local São José-SP, serão os adversários do Timão no Grupo 15. Já o Fluminense, que ao lado do Inter é o clube não paulista com mais títulos (cinco), jogará em Matão, contra Fast-AM, Jacuipense-BA e Matonense, no Grupo 6.Entre os clubes nordestinos, o Vitória, que possui a fama de ser uma fábrica de talentos, é quem chega com um dos mais cotados a atrapalhar os planos dos grandes clubes paulistas, cariocas, gaúchos e mineiros de conquistar o título da competição. O clube baiano está a todo vapor, após a conquista do hexacampeonato da Copa do Nordeste sub-20. A primeira partida do Leão na competição é contra o EC São José/RS no dia 4 de janeiro às 15h15, em Guaratinguetá.

O ABC chegará na competição amparado por uma bela campanha no Campeonato Potiguar sub-20 e tendo como maiores destaques dois defensores. O primeiro é o goleiro Cleyton, que está no grupo profissional desde o ano passado. Capitão da equipe no quadro das bases, foi campeão estadual Sub-20 na temporada recém-encerrada invicto e com uma importante particularidade, não sofreu nenhum gol no campeonato.

Outro destaque é o zagueiro Ítalo Cabelinho, apontado dentro do Alvinegro como uma jóia da base. O jogador chegou a passar um período no Flamengo, onde era titular e capitão do Sub-17 do Rubro-Negro. Durante a reta final da Série D, o garoto compôs o quadro principal e se mostrou otimista numa boa participação do clube na Copa São Paulo.

O treinador Gilmar Oliveira também confia na possibilidade de o Alvinegro realizar uma campanha boa e brigar por vaga na segunda fase da competição, o cartel de sua equipe na competição potiguar que garantiu a vaga na Copinha é invejável, mas ele sabe que não é suficiente, até porque o nível dos adversários em São Paulo será alto. O ABC foi campeão com 100% de aproveitamento e com doze gols de saldo, já que a defesa não foi vazada no estadual. Mas os treinamentos foram intensos, até pelo fato de nove atletas da equipe campeã do estadual terem subido para a equipe principal.Entre eles está o jovem volante Gustavo foi integrado ao elenco principal e já treina com o grupo principal e vai ser uma das apostas de Moacir Júnior para este início de temporada.

"Apesar de tudo a nossa expectativa é muito boa em relação a Copa São Paulo, nosso grupo vem apresentando um bom desempenho nos jogos, também vem obtendo bons resultados. Foi assim na campanha do título do Estadual, com uma conquista invicta e sem sofrer gol, e também brigamos até a última rodada da Copa do Nordeste pela vaga na segunda fase, mas não fomos felizes na combinação de resultados. Esperamos apresentar em São Paulo desempenho idêntico, nossa meta é realizar uma boa competição e o primeiro objetivo é garantir a classificação para segunda fase", afirmou o treinador Gilmar Oliveira.

O treinador ressaltou que para cumprir com os objetivos traçados a equipe teve um período de trabalho após a disputa da Copa Nordeste muito forte e mesmo sem os atletas que subiram para o grupo profissional, o nível de confiança dentro do ABC diminuiu.

"Nove atleta que faziam parte da equipe que vinha sendo trabalhada na Copa Nordeste e no Campeonato Estadual, agora fazem parte do elenco principal do ABC, mas ainda assim estamos esperançosos em realizar uma boa competição na Copa São Paulo e buscar os nossos objetivos", afirmou o comandante da equipe sub-20 do Alvinegro.

Élder Campos, que assumiu o comando do Santos para disputar a Copinha, não esconde o desejo de conquistar o título pelo clube, mas destaca que o caminho será difícil. Ele orientou os seus atletas a pensarem em um jogo por vez.

Copa São Paulo de 2022

Grupo 1 (Votuporanga) - Votuporanguense, Bahia, Monte Azul-SP e Atlético-MT
Grupo 2 (Tanabi) - Tanabi, Vila Nova, Guarani e Aquidauanense-MS
Grupo 3 (Bálsamo) - Mirassol, Sport, Taguatinga e Confiança-SE
Grupo 4 (Lins) - Linense, Atlético-MG, Andirá-AC e Desportivo Aliança-AL
Grupo 5 (Franca) - Francana, Juventude, Ponte Preta e Confiança-PB
Grupo 6 (Matão) - Matonense, Fluminense, Fast-AM e Jacuipense-BA
Grupo 7 (Cravinhos) - Comercial-SP, Criciúma, N. Iguaçu e Chapadinha-MA
Grupo 8 (Araraquara) - Ferroviária, Santos, Rondoniense e Operário-PR
Grupo 9 (Iacanga) - União Iacanga, Santa Cruz, Novorizontino e União ABC-MS
Grupo 10 (Jaú) - XV de Jaú, Grêmio, Castanhal-PA e Mixto-MT
Grupo 11 (São Carlos) - Sãocarlense, América-MG, São Carlos e Falcon-SE
Grupo 12 (Araras) - União São João, Athletico-PR, V. Clube e Taquarussú-TO
Grupo 13 (Guaratinguetá) - Manthiqueira, Vitória, XV de Piracicaba e São José-RS
Grupo 14 (Taubaté) - Taubaté, Botafogo, Petrolina-PE e Aparecidense-GO
Grupo 15 (São José dos Campos) - São José-SP, Corinthians, River-PI e Resende-RJ
Grupo 16 (Suzano) - União Suzano, Fortaleza, Ituano e Concórdia-SC
Grupo 17 (Porto Feliz) - Desportivo Brasil, Goiás, Botafogo-SP e Iape-MA
Grupo 18 (Jundiaí) - Paulista, Ceará, São Bernardo FC e Bragantino-PA
Grupo 19 (Jaguariúna) - Jaguariúna, ABC, Red Bull Bragantino e Fluminense-PI
Grupo 20 (Itapira) - Itapirense, Cruzeiro, Retrô-PE e Palmas
Grupo 21 (São Caetano do Sul) - São Caetano, S. Paulo, Perilima-PB e CSE-AL
Grupo 22 (São Bernardo do Campo) - EC São Bernardo, Londrina, São Bento e Aster-ES
Grupo 23 (Osasco) - Audax-SP, Joinville, S. André e Camaçariense-BA
Grupo 24 (Santana do Parnaíba) - Ska Brasil, Vasco, Rio Claro e Lagarto-SE
Grupo 25 (Mogi das Cruzes) - União Mogi, Internacional, Portuguesa e São Raimundo
Grupo 26 (Guarulhos) - Flamengo-SP, Avaí, Guarulhos e Santana-AP
Grupo 27 (Mauá) - Mauá, Atlético-GO, Mauaense e Volta Redonda
Grupo 28 (Diadema) - Água Santa, Palmeiras, Real Ariquemes-RO e Assu-RN
Grupo 29 (Barueri) - Oeste, Flamengo, Floresta-CE e Forte-ES
Grupo 30 (São Paulo) - Ibrachina, Náutico, I. de Limeira e Serranense-MG
Grupo 31 (São Paulo) - Juventus, CRB, Portuguesa Santista e Canaã-BA
Grupo 32 (São Paulo) - Nacional-SP, Coritiba, Capivariano e Real Brasília