PUBLICIDADE

728x90px

Nova pesquisa: Fátima e Lula lideram cenários para governo e presidente


O Instituto Seta divulgou, neste feriado, pesquisa via Blog do BG, realizada entre os dias 9 e 11 de novembro com 1500 entrevistados. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos. Na estimulada, Fátima lidera com 33% em todo RN. Depois, vem Carlos Eduardo Alves com 22,6% e Styvenson Valentim com 13,7%. Benes Leocádio foi citado por 4,5% dos eleitores. Indecisos corresponderam a 11%. Brancos e nulos somaram 14,7%.

Na espontânea, que é aquela em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, Fátima tem 21,5% das intenções de voto contra 11,3% de Carlos Eduardo Alves. Styvenson teve 6,6%. Os demais nomes não atingiram a margem de erro da pesquisa. Os indecisos corresponderam a 46%. Brancos e nulos somaram 11,4%. No quesito rejeição, a governadora lidera com 33,6%. O segundo mais rejeitado é o ex-prefeito de Natal, com 11,8%. Seguido por Styvenson Valentim (6,9%) e Benes Leocádio (5,3%), que, no caso, é o menos rejeitado.

O Instituto Seta também simulou cenários de 2º turno para Governo e, em todos avaliados, se as eleições fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra venceria e se reelegeria. O melhor cenário seria com o prefeito Álvaro Dias, 37,2% contra 15% do prefeito. A aprovação e desaprovação do Governo Fátima ficaram no mesmo patamar com um empate técnico: 44% aprovam e 41% desaprovam. Outros 15% não souberam ou não opinaram.

Bolsonaro desaprovado
O Seta também quis saber do povo potiguar qual a avaliação sobre o Governo Federal. A desaprovação do Governo Jair Bolsonaro atingiu 64,4%. Já a aprovação foi de 30,9%. Outros 4,7% não souberam ou não opinaram.

Rejeição do presidente
Na rejeição de voto, o presidente Jair Bolsonaro pontuou 43,5% contra 19,5% do ex-presidente Lula no Rio Grande do Norte. Isso faz com que a governadora Fátima Bezerra trabalhe um avanço nas pesquisas contra o grupo de Bolsonaro.

Lula na frente no “Elefante”
Entre os eleitores potiguares, Lula leva vantagem sobre o Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa do instituto Seta, o petista tem 44,9% das intenções de voto contra 25,6% de Bolsonaro.

Análises dos dados
Fátima Bezerra deve se compor com forças políticas que tenham como foco enfraquecer a oposição. A eleição não está vencida, já que em nenhuma pesquisa ela ultrapassa os 40%.