PUBLICIDADE

728x90px

85% da população adulta do RN está vacinada com primeira dose contra Covid, diz Sesap


Mais de 2,2 milhões de potiguares já receberam pelo menos uma dose ou dose única das vacinas ofertadas contra o coronavírus. 

O Rio Grande do Norte atingiu, nesta segunda-feira (20), a marca de 2,2 milhões de potiguares maiores de 18 anos vacinados com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. O número representa 85% da população adulta do estado. Os dados são do RN Mais Vacina, plataforma que monitora o processo de imunização no estado.

O total de pessoas que já se vacinaram com as duas doses do imunizante no RN é de 1.280.880 mil, equivalente a 48% das pessoas totalmente imunizadas. Mais de 3,53 milhões de doses já foram aplicadas nos 167 municípios potiguares.

Ainda de acordo com o sistema de monitoramento da campanha de vacinação contra a doença, até agora o Rio Grande do Norte já recebeu um total de 4.326.080 doses de quatro tipos diferentes de vacinas: Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Jansen.

A estimativa atual da população do RN, segundo o IBGE, é de 3.560.903 habitantes. A expectativa do governo estadual é vacinar toda população maior de 18 anos contra a Covid-19 até o final deste mês de setembro.

D2 atrasada

De acordo com a plataforma RN Mais Vacina, mais de 145 mil potiguares estão com a segunda dose em atraso no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) alerta a população para procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, principalmente diante a confirmação de casos com a variante delta no estado.

A orientação da Sesap aos municípios, responsáveis pela imunização, é que seja feita a busca ativa daqueles que não registraram a aplicação da segunda dose.

A imunização contra o coronavírus só acontece 15 dias após a aplicação da D2.

Dose de reforço em idosos

O RN dá início, nesta segunda-feira (20), à vacinação de idosos com a dose de reforço contra a Covid-19. A vacinação estava prevista para começar no dia 15 de setembro, mas foi adiada pelo governo por falta de doses suficientes.

Em Natal, a aplicação da dose de reforço começa com os idosos de 95 anos ou mais, independente do imunizante da D1.

Para receber a dose de reforço é necessário ter tomado as duas primeiras doses há pelo menos seis meses.

Vacinação de adolescentes

Após a recomendação do Ministério da Saúde para que fosse suspensa a vacinação de adolescentes sem comorbidades, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) orientou que os municípios do RN mantenham a imunização deste público, pelo menos até um posicionamento da Anvisa.

Na manhã da quinta-feira (16), a prefeitura do Natal anunciou a suspensão da imunização dos adolescentes de 12 aos 17 anos mas, no sábado (18), voltou a vacinar jovens a partir dos 16 anos de idade.

Ocupação de leitos

Dados do Regula RN apontam que a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid no estado é de cerca de 26%. Há um mês, o RN registrava cerca de 35% de ocupação.

Em julho, mais de 53% dos leitos críticos estavam ocupados por pacientes acometidos pela doença.