PUBLICIDADE

728x90px

Meia Maratona do Sol terá obrigatoriedade da vacinação para atletas; veja mais medidas


Prova está confirmada para 18 de setembro, em Natal. Protocolo aponta público reduzido em todas as distâncias e horários de largada estendidos e separados por categorias

Confirmada para 18 de setembro, em Natal, a Meia Maratona do Sol recebeu o "sinal verde" do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS) e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), dados o atual momento da pandemia e o avanço da vacinação contra a Covid no Rio Grande do Norte. Os protocolos que serão adotados pela organização foram divulgados nesta terça-feira, durante entrevista coletiva no hall central da Reitoria da UFRN.

Entre as principais medidas estão a obrigatoriedade da vacinação com pelo menos a primeira dose em um intervalo de 15 dias entre aplicação e dia da corrida; distribuição e uso obrigatório de máscaras de proteção individual; público reduzido em todas as distâncias (21 km, 10 km e 5 km) com controle de acesso ao local de provas e áreas comuns; horários de largada estendidos e separados por provas; adequação dos percursos; higienização reforçada em todos os itens de hidratação; restrição para acesso ao gramado e às arquibancadas da Arena das Dunas, sem fornecimento de pulseiras para convidados. Os novos percursos ainda serão divulgados.

- Depois de 18 meses sem realizar quase nenhuma competição esportiva, estamos muito felizes em darmos esse passo em prol do esporte, da saúde e da economia da nossa cidade e do nosso estado - comemora Gabriel Negreiros, diretor de Comunicação da HC Sports, organizadora da Meia do Sol.

O professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, lembrou que "felizmente, o Rio Grande do Norte vem passando por um processo de arrefecimento da pandemia".

- Muito disso é por conta da vacinação. Hoje, já temos quase 70% da população vacinada com pelo menos a primeira dose. Os protocolos apresentados pela organização da Meia do Sol estão muito acima do esperado pelo governo do Rio Grande do Norte e pela prefeitura de Natal. Nós estamos dando exemplo para todo o país - falou.

A Meia do Sol será realizada um dia após o início da fase 5 estabelecida no decreto estadual.

- Essa etapa de reabertura gradual dos eventos sociais permite a ocupação de 100% da capacidade do local, respeitando sempre os protocolos de segurança - contou o secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier.

Característica marcante da prova, o turismo também esteve em pauta na coletiva de imprensa. A cada edição, a corrida recebe participantes de várias partes do Brasil. Nessa perspectiva, o retorno da Meia do Sol ao calendário esportivo potiguar foi comemorada pelo secretário municipal de Turismo (Setur), Fernando Fernandes.

- Temos o turismo como um dos principais alavancadores da economia de nossa cidade. Estamos todos preparados para receber os participantes da Meia do Sol com segurança - ressaltou.

Principais mudanças e protocolos para realização da Meia do Sol 2021:

Exclusiva para atletas vacinados

Para participar do evento, o atleta deverá receber, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19 até o dia 3 de setembro de 2021. Todos os atletas deverão fazer o upload do Certificado de Vacinação, que pode ser emitido no RN Mais Vacina (para atletas do RN) ou no Conecta SUS (para atletas de todo o Brasil).

Limitação de atletas

Para se adequar aos protocolos, é necessário limitar a participação de atletas em todas as distâncias de prova. A Meia do Sol terá público reduzido em relação a anos anteriores, fazendo controle de acesso ao local de prova e áreas comuns do evento para somente atletas inscritos.

Largada de prova

Os horários de largada serão estendidos e acontecerão separadamente por prova, podendo cada atleta largar a qualquer momento dentro da faixa de tempo estabelecida para sua distância, não havendo um horário único de largada em nenhuma das provas, exceto para a categoria PCD, atletas de elite e atletas que adquiriram o serviço de Largada Premium. O procedimento serve para evitar aglomeração dos atletas.

Percursos

Para atender as exigências estabelecidas nos protocolos de segurança, os percursos apresentados previamente sofrerão ajustes para oferecer mais segurança aos atletas. A passagem pelo gramado da Arena das Dunas está descartada, pois para isso seria necessário acessar as áreas cobertas do estádio que dão acesso ao campo. Os novos percursos estão sendo adequados e neste momento passam por processo de liberação.

Máscara de proteção

É obrigatório o uso de máscara de proteção nas áreas comuns do evento (Expo, concentração, locais de largada, chegada e serviços pós prova), por todos os presentes.