PUBLICIDADE

728x90px

Empresários traçam estratégias para retomada do turismo e captação de eventos no RN


Principal estratégia é mostrar que o RN tem estrutura e capacidade para receber grandes eventos.

Empresários do turismo potiguar se reuniram nesta quinta-feira (19) para traçar planos e metas para a retomada do setor, atraindo turistas e captando eventos para o estado do Rio Grande do Norte.

Os representantes do setor pretendem mostrar que o RN tem estrutura e capacidade para receber grandes convenções, congressos e feiras regionais, nacionais e internacionais, tendo em vista a rede hoteleira, os restaurantes e um dos maiores centros de convenções do Brasil, na Via Costeira.

"A gente vem observando que existe uma demanda reprimida devido aos congressos, convenções e vários tipos de eventos terem deixado de acontecer durante a pandemia. Então, nós estamos preparando equipe técnica e fazendo um planejamento de atuação para tentar conseguir o maior número de eventos possível para Natal", explica George Gosson, presidente executivo da Natal Convention Bureau.

Hotelaria do RN tem ocupação média de 52% em julho e ABIH projeta crescimento 'gradual'

Em 2019, o RN captou 37 feiras, 32 eventos e 5 exposições comerciais. Para os próximos meses, três eventos estão confirmados: a Meia Maratona do Sol, em setembro, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em outubro, e a Fenacam, em novembro.

Com isso, voltam ao estado os turistas de eventos. De acordo com os empresários, esses turistas passam cerca de 5 a 6 dias na cidade e gastam 60% a mais do que os turistas que viajam a lazer.

Sobre a expectativa para os próximos meses, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH) conta que o cenário é otimista. "O mercado vem retraído e parado há quase dois anos ou mais, e os grandes eventos mesmo só devem chegar a partir de 2022. Mas a hotelaria já está 100% preparada, as empresas que fazem eventos também, com os mais rigorosos protocolos de segurança, e estamos prontos para receber os grandes eventos", diz Abdon Gosson.

A reunião de empresários aconteceu na sede da ABIH e foi promovida pelo Natal Convention Bureau, uma fundação sem fins lucrativos que congrega as principais associações do setor turístico e mais de 100 empresas ligadas direta ou indiretamente ao ramo.

Retomada das atividades socioeconômicas

A partir desta sexta (20), estão liberados os eventos sociais com até 450 pessoas no Rio Grande do Norte. A liberação foi publicada no Diário Oficial do Estado e está condicionada à situação da pandemia em cada cidade potiguar.

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, os eventos só estão liberados em municípios com indicador composto na cor verde.

O último levantamento semanal publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 17 de agosto, aponta que 156 cidades potiguares estão aptas a avançar no cronograma.