PUBLICIDADE

728x90px

Consórcio Nordeste e França renovam acordo de cooperação


O evento aconteceu nesta quinta-feira (29), em Recife, no Palácio das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, com a presença de governadores e gestores dos estados do Nordeste, equipe técnica do Consorcio Nordeste, da embaixadora da França, Brigitte Collet e de representantes da AFD.

O encontro também contou com a presença do cônsul-geral da França no Recife, Hugues Fantou, o diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil e no Cone Sul, Phillippe Orliange, o chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França, Sébastien Andrieux e a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Maguelone Orliange.

Na pauta principal estava a renovação do acordo de cooperação entre os nove estados da região e a França.

A renovação permite a ampliação dos investimentos de empresas privadas do país europeu no Nordeste, além da oferta de crédito da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Além disso, novos temas foram definidos como prioridade de investimentos nos próximos anos: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos, agricultura familiar e turismo.

O governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, informou que o trabalho começou há dois anos, com a assinatura de uma carta de intenções de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável.

“Essa integração permite que a gente tenha mais de R$ 7,5 bilhões de investimentos, fruto desse trabalho, gerando emprego, gerando renda.
Agora, colocamos uma etapa nova que vai prosseguir não apenas com aquela carteira, mas outros investimentos que a gente possa casar a área ambiental com a do turismo e garantir com isso inclusão social das comunidades nativas nessas regiões”, detalhou.

Dias acrescentou ainda que a Agência Francesa de Desenvolvimento patrocina um grupo técnico que está trabalhando na elaboração dessa nova carteira de projetos, para as etapas seguintes.

“Tem bancos franceses, bancos brasileiros, as áreas de meio ambiente, regularização fundiária e essas partes relacionadas aos fundos de investimento”.

A embaixadora da França, Brigitte Collet, destacou que há muitos objetivos comuns entre os países, que têm a tarefa global de encorajar o desenvolvimento sustentável e o respeito ao acordo de Paris sobre o clima.

“Essa carta de intenções concretizou nossa vontade de trabalhar juntos na área do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, porque temos interesses e convicções comuns que se alinham com o acordo de Paris sobre o clima. A agência lançou e continua lançando vários projetos no Nordeste particularmente no setor de água e saneamento”, afirmou.

No final do evento, o presidente do Consorcio Nordeste, Wellington Dias anunciou que no segundo semestre de 2021, será organizado um evento sobre os temas prioritários contando inclusive com a participação de empresas francesas e de atores econômicos brasileiros dos estados nordestinos visando dar celeridade às ações e facilitar as parcerias.

“Garantir que possamos ter nessa integração, ainda nesse semestre. Claro! Com a responsabilidade de levar em conta a realidade da pandemia, mas estamos bem otimistas que podemos avançar em relação ao controle do coronavírus, e poder realizar um encontro com a presença Empresarial Brasil-França no Nordeste. E, é claro, em seguida, podermos também, realizar encontros semelhantes lá na França. Então, com essas palavras, muita gratidão! Consideramos muito proveitoso com bons resultados esse encontro no Nordeste”, finalizou o Governador.

Após a agenda foi apresentada uma declaração conjunta das iniciativas já desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias, confira: