PUBLICIDADE

728x90px

Sesap capacita para instituir comitês de investigação do HIV, sífilis e hepatite


A partir de 1º de julho a 12 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, promove a capacitação “Recomendações da Implantação do Comitê e da Investigação dos casos de transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites virais”, na plataforma online Zoom, das 14h às 17h.

Voltado para os profissionais das secretarias municipais de saúde, o curso tem o objetivo de incentivar a instituição dos comitês municipais de investigação dos casos de transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites virais e capacitar para atuar na investigação dessas doenças.

O Protocolo de Investigação de Transmissão Vertical dos casos de HIV, sífilis e hepatites B e C, instituído pelo Ministério da Saúde em 2014, será tratado durante a capacitação a ser ministrada por Renata Gadelha, doutoranda em Enfermagem e integrante do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, e José Eder de Medeiros Alves, especialista em Gestão de Política de IST, Aids, hepatites virais e tuberculose e em gestão das clínicas e articulador das ações de IST/Aids e hepatites virais na 4ª região de saúde.


Linha de cuidado do HTLV

No dia 17 de junho, a Sesap recebeu, virtualmente, representantes do Departamento de Condições Crônicas e IST's do Ministério da Saúde e uma pesquisadora do Imperial College para alinhar as ações realizadas pela secretaria. A Sesap sinalizou para o MS sobre a necessidade de apoio técnico para implantar a linha de cuidado na transmissão vertical do HTLV (vírus T – linfotrópico humano) no Rio Grande do Norte.

Publicidade
728x90px