PUBLICIDADE

728x90px

Leilão do 5G deve acontecer ainda este ano, diz Fábio Faria


Maiores beneficiados pela nova conexão serão os setores do agronegócio, saúde e segurança

O leilão das frequências 5G deve acontecer ainda no segundo semestre deste ano. A informação foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Segundo ele, o governo tem se esforçado para manter a agenda de concessões, mas não informou detalhes sobre datas.

"Nós prevemos uma completa mudança em nosso sistema de telecomunicações", disse o ministro ao participar do Fórum de Investimentos Brasil 2021. "Desde o início da pandemia nós nunca deixamos de trabalhar duro para entregar as privatizações e concessões públicas com sustentabilidade econômica e atrativas para o setor privado."

Faria ainda destacou que a demanda por internet cresceu cerca de 40% no Brasil ao longo de 2020. "No Brasil, 18% da população ainda não têm acesso à internet. É um grande desafio preencher essa lacuna", disse, ressaltando a importância do leilão das novas frequências de internet.

De acordo com o ministro, o 5G vai colocar o país no caminho da universalização do acesso e vai possibilitar avanços semelhantes aos proporcionados pelas frequências 4G, usadas atualmente. Setores da indústria do agronegócio, saúde e segurança pública devem ser os principais beneficiados pela nova conexão.