PUBLICIDADE

728x90px

Fiocruz recebe nesta 4ª os insumos para produzir o IFA da vacina covid-19


Bancos de células e de vírus chegam nesta manhã no Aeroporto Internacional do Galeão

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe às 8h15 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) os bancos de células e de vírus para a produção do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) da vacina covid-19. O material é essencial para a transferência de tecnologia e seguirá para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), onde o imunizante será produzido.

O governo formalizou ontem( 1º.jun) um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para transferir a tecnologia na produção da vacina de Oxford/AstraZeneca. Com a medida, a vacina contra covid-19 será totalmente produzida no Brasil. O contrato formaliza o processo de compartilhamento de inovações entre a farmacêutica, AstraZeneca, a Universidade de Oxford e a Fiocruz.

Por razões de segurança, a imprensa não poderá acompanhar a chegada do material, mas a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, concederão entrevista coletiva no final da manhã.

As vacinas serão fabricadas a partir desse mês, e segundo a Fiocruz as doses com 100% de tecnologia nacional estarão prontas em outubro.