PUBLICIDADE

728x90px

Covid: 27 mil pessoas não tomaram 2ª dose de vacina no RN


Secretaria Estadual quer que municípios façam busca ativa pelo público que não completou esquema vacinal.

Quase 27 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde. O dado foi divulgado nesta terça-feira (29).

As pasta afirma que está intensificando a atuação com os municípios potiguares para mobilizar a população que ainda não buscou os postos para completar o esquema vacinal.

A orientação aos municípios é que façam busca por esse público. São 26.966 pessoas, ao todo. 

“Esse trabalho será a nossa prioridade, estaremos durante essa semana fazendo a busca ativa e teremos reuniões com as apoiadoras das Regionais de Saúde para intensificar o trabalho com os municípios”, disse a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho.

Outra preocupação, de acordo com a Sesap, é com o subregistro da aplicação das doses, que pode estar contribuindo para elevar o número de pessoas que constam no sistema RN Mais Vacina com o esquema vacinal incompleto.

“Precisamos zerar esses números ou no mínimo entender por que ainda existem”, afirma a subsecretária.

Segundo o governo, estão sendo realizadas reuniões virtuais com secretários municipais de saúde, equipes técnicas de imunização e outros órgãos, para tratar sobre o assunto. “Queremos deixar o nosso chamamento para que a população não deixe de tomar a segunda dose, pois só assim estará completando a imunização”, declarou Lyane Ramalho.

Segundo o sistema RN + Vacina, usado pelo governo do estado e pelos municípios para gestão das doses, 1.113.125 pessoas tomaram a primeira dose de vacina contra Covid-19 até a manhã desta terça (29).

As que estão totalmente vacinadas, com as duas doses, são 406.969. Ao todo, o estado contabiliza 1.520.094 doses aplicadas, de 2.027.780 recebidas do Ministério da Saúde.

Quatro vacinas são usadas na imunização no RN e a única que não precisa de duas doses é a Janssen, cujo primeiro lote chegou ao estado na semana passada.

Publicidade
728x90px