Header Ads Widget

728x90px

WhatsApp libera função que permite transferência de dinheiro


Recurso estará disponível apenas para pessoas físicas, com limite de mil reais por transação

O WhatsApp liberou, nesta 3ª feira (4.mai), a função que permite o envio de dinheiro entre contatos por meio do aplicativo sem a cobrança de taxas pelas transações. No entanto, o recurso só estará disponível para uma parcela dos usuários brasileiros.

De acordo com a plataforma, o serviço de transferências será disponibilizado de forma gradual aos mais de 130 milhões de usuários que o aplicativo tem no Brasil. Ainda não se tem detalhes do percentual de pessoas que terão acesso ao novo recurso neste primeiro momento.

Quem estiver com a função ativa poderá efetuar as transações, além da possibilidade de convidar amigos e familiares para utilização dos novos recursos. Segundo o WhatsApp, uma conta é capaz de habilitar o serviço de outras pessoas automaticamente ao enviar qualquer quantia. Com isso, quem receber a transferência terá a função disponibilizada.

Como enviar valores pelo WhatsApp

No aplicativo dos usuários autorizados a fazer a transferência, um ícone no campo "clipe de papel" (Android) ou no sinal de "+" (iOS) -- o mesmo utilizado para enviar fotos e documentos -- aparecerá com a opção "pagamentos". Após clicar, basta inserir o valor que deseja enviar ao contato e selecionar a alternativa "pagar".

Em seguida, o usuário deverá inserir o PIN (senha) do Facebook Pay. A transação aparecerá como se fosse uma mensagem na conversa, que deverá ser aceita pela pessoa. Os valores serão depositados na conta de quem aceitou a transferência.

Aos usuários que nunca utilizaram o serviço do Facebook Pay, será necessário aceitar os termos de uso, criar um PIN e cadastrar um cartão de crédito ou débito de uma das instituições parceiras da plataforma.

Segurança nas transações

As transferências via WhatsApp são habilitadas pelo Facebook Pay, empresa autorizada pelo Banco Central (BC) a oferecer esse tipo de serviço no país.

Limites

Foi estabelecido que os usuários poderão transferir até R$ 1 mil e receber cerca de 20 transações diárias. O limite de envios é de R$ 5 mil por mês, mas que poderá ser alterado pelos bancos parceiros do WhatsApp.