Header Ads Widget

728x90cm-CELULAR

Skatista potiguar de 6 anos vence primeira competição em São Paulo


Luiz Felipe Simas pratica a modalidade há apenas nove meses e já chama a atenção. Pai monta mini rampa em casa para filho treinar e cobra mais espaços públicos para o esporte


O potiguar Luiz Felipe Simas, de apenas 6 anos, conquistou no fim de semana o título da segunda etapa do Circuito Futuro da Nação de Skate, em São Paulo. A competição - que já revelou nomes como Pedro Quintas e Dora Varella, hoje integrantes da seleção brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio este ano - reuniu skatistas de 4 a 12 anos, e Luiz foi o único representante das regiões Norte e Nordeste.

Uma curiosidade é que Simas começou a praticar a modalidade durante a pandemia, em julho do ano passado - ou seja, há apenas nove meses - e que este foi o seu primeiro campeonato. Ele já surfava desde os 4 anos - e ainda tem tempo para jogar futebol no time sub-9 da escolinha do PSG em Natal.

- Tive a ideia de iniciá-lo no skate, esporte que eu havia praticado na minha adolescência e que ele sempre brincava no meu Carver (surfskate) - conta o servidor público Genésio Cabral, pai de Luiz.

Os primeiros passos foram na mini rampa da Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. O encantamento do garoto foi imediato.

- À medida que fui percebendo que o gosto pelo skate só aumentava, fui tentando levá-lo a diferentes picos, o que também foi determinante para que ele só fizesse evoluir. Os amigos que fizemos foram e são essenciais para que ele só cresça no esporte e tenha mais vontade de andar diariamente - completou Genésio.

Quem vibrou com a conquista do pequeno skatista foi o surfista Jadson André, potiguar que disputa o Circuito Profissional (veja abaixo).

- Sempre que posso viajo com ele e Jadson é um grande incentivador do surfe com Luiz, tendo inclusive o presenteado com uma prancha de quando ele era amador - lembra Genésio.