PUBLICIDADE

728x90px

Prefeitura de Macau inicia testes para detecção do Covid-19 em idosos

A Prefeitura Municipal de Macau, iniciará neste Sábado (20), a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, que apresentaram sintomas nos últimos 10 dias. Os exames serão coletados na Praça Monsenhor Honório, ao lado da sede da Prefeitura, no sistema de drive-thru. A ação terá inicio as 09:00hs da manhã até as 17hs.

Os testes rápidos realizados têm uma eficiência de 75% no resultado. Para ampliar essa eficácia, a SMS seguindo as normas do Ministério da Saúde, recomenda que só faça o exame quem tiver pelo menos 10 dias de sintomas (desde o início da apresentação do quadro) .

Adotamos essa estratégia para oferecer mais proteção e cuidado aos cidadãos acima de 60 anos, que representam parte do grupo de risco para o Covid-19. Haverá durante a testagem uma logística onde contaremos com o apoio de Guardas Municipais e cerca de 30 profissionais da saúde, todos protegidos e organizados de forma que não haverá aglomeração.

A Testagem será realizada com toda segurança através de procedimentos tais como, higienização dos veículos e dos passageiros, aferição dos Sinais Vitais, aferição de oximetria (verificação da saturação do oxigênio no organismo), verificação da temperatura corporal e entrega do medicamento Ivermectina a todos que passarem pela testagem. Após os procedimentos o idoso passará por uma triagem para verificar se está apto para realização do exame rápido. O resultado dos testes sairão em 15 minutos. O paciente que testar positivo receberá orientações médicas e assistência social no local, e seguirão monitorados pela equipe da SMS até obter a recuperação.

A Prefeitura de Macau está com toda a sua estrutura voltada ao enfrentamento da pandemia. A testagem rápida conta com a presença de equipes das secretarias municipais de Infraestrutura, Assistência Social e demais profissionais que darão o suporte necessário. “Não estamos medindo esforços para controlar a pandemia no município”, afirmou o Prefeito Túlio Lemos.
Depois de ser realizada na cidade a testagem rápida será aos demais distritos com data a ser informada.