PUBLICIDADE

728x90px

Macau, Guamaré e Pendências decretam "LOCKDOWN" regras começam a valer a partir de segunda-feira, (08)

As cidades de Macau, Guamaré e Pendências localizadas na região da Costa Branca do estado do Rio Grande do Norte, irão adotar a parti da próxima segunda-feira, (08) medidas de isolamento social mais rígidas e restritivas, o "LOCKDONW". Os prefeitos desses três município assinaram decretos em conjunto publicados em seus respectivos Diários Oficiais Municipais,(DOM) trazendo o detalhamento desse novo "Decreto".

Segundo os prefeitos de Macau, (Tulio Lemos) Guamaré, (Adriano Diógenes) e Pendências, (Flaudivan Martins) destacaram o recente crescimento no número de casos da Covid-19 nos municípios citados e a necessidade de tomar medidas mais radicais no sentido de freiar o ímpeto de pessoas infectadas, fazendo reduzir a curva evolutiva da contaminação em cada cidade". As medidas de isolamento social rígida valem até o dia 21 de Junho.

Os documentos publicados neste sabado, (06) pelos prefeitos dessas cidades suspendem temporariamente as atividades consideradas não essenciais. Os prefeitos pretendem "evitar a transmissão comunitária do coronavírus e permitir o achatamento da curva de proliferação do vírus entre os municípios. Para isso fica proibida a circulação de pessoas entre os dias 08 e 21 de Junho de 2020, salvo por motivo de força".

Está permitido a circulação de pessoas para aquisição e comercialização de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal, para o comparecimento próprio ou de uma pessoa como acompanhante a consulta ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde; para realização de operações bancárias; saque e depósito de numerário; e para realização de trabalho serviço e atividades consideradas essenciais" Todas essas saídas, porém, estão condicionadas ao uso da máscara de proteção individual e documento possoal com foto. Veja a lista do que é considerado essencial no final dessa matéria.

Fica suspenso no período do LOCKDOWN, o funcionamento dos estabelecimentos privados, comerciais, serviços e feiras livres, exceto aqueles considerados essenciais. As atividades comerciais relacionadas como indispensáveis, funcionaram, das 08h às 17h, salvo aquelas destinadas a atividades de saúde.

A partir do dia 15 de Junho serão retomadas gradualmente, as seguintes atividades comerciais; Gráficas, Livrarias e Papelarias, lavanderias e serviços essenciais de limpeza, como limpa fossa; III - Óticas, Joalheria E Relojoaria; Confecções, Perfumarias e Calçados em geral; eletrodomésticos e móveis; comercialização de materiais de construção.

"Fica proibida toda e qualquer reunião pública ou privada, inclusive em condomínios e residências com objetivo de promover atividades físicas, passeios, eventos esportivos, eventos de pescas e outras atividades que envolvam aglomerações. As atividades religiosas deve ser realizadas de modo remoto, reconhecida sua essencialidade quando voltadas ao desempenho de ações sociais e amparo aos vulneráveis" reza o documento.

Atividades Permitidas:
01- Assistência a saúde, incluídos serviços médicos e hospitalares.

02- Atividades de segurança privada

03- Transporte coletivo de passageiros e o transporte de passageiros por táxi ou aplicativo, exceto o exercido em motocicletas.

04- Captação, tratamento e distribuição de água;

05- Captação e tratamento de esgoto e lixo;

06- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluindo o fornecimento de suprimentos para funcionamento e a manutenção das centrais geradoras e dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, além de produção transporte e distribuição de gás natural.

07- Serviços funerários

08- Serviços de pagamento de crédito e saques, e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

09- Produção de Petróleo e produção, distribuição e comercialização de combustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo.

10- Atividades necessárias a viabilizar a entrega de cargas e o transporte em geral, incluindo; oficinas, borracharias e lojas de autopeças.

11- Hotéis, flats, pousadas e acomodações similares;

12- Produção, distribuição comercialização e entrega realizadas presencialmente ou por meio de comércio eletrônico de produtos de saúde, alimentos e bebidas não alcoólicas;

13- Oficiais e borracharias

Acesse a publicação no site: www.macau.rn.gov.br/diariooficial

Casos de Covid-19

Veja abaixo os dados referentes a Covid-19, nos municípios citados, tendo como base os números do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). Números atualizados até (05) de Junho.

MACAU
97 - Confirmados
02 - Mortes

GUAMARÉ
77 - Confirmados
04 - mortes

PENDÊNCIAS
54 - Confirmados
02 - Mortes