PUBLICIDADE

Direção da APAC-MACAU vai a Câmara pedir ajuda para manter instituição aberta

Portal MACAUENSE - Na tarde desta terça feira dia 16, na plenária da Câmara Municipal de Macau, a Presidente da APAC Macau , Clara Marcia Costa, agradece a presidente da Câmara Dyana Lira e os vereadores da Câmara do Município,  o momento é a oportunidade para expor a situação em que a instituição vive hoje.

Clama ,  em nome das pessoas silenciosas ( recuperandos que cumprem pena na APAC) .
Ela dá vozes aos apelos , pois diante da situação vivenciada hoje , infelizmente a instituição está na iminência e vulnerabilidade de fechar.

APAC precisa se tornar política pública para que tenha fonte de recurso permanente para dar continuidade e seguimento aos trabalhos para custear as atividades e para que os resultados possam ser alcançados , inclusive de proteção da sociedade.

O poder público, seja ele em todas as esferas municipal , estadual tem que se responsabilizar e assumir a APAC  como política Pública. Isto porque a APAC conta com a política municipal e com ajuda da sociedade , e não podemos esquecer  , de pessoas , que prestam trabalhos voluntários , de verdadeira doação de seu tempo e materiais, demonstrando um ato de Amor ao próximo. 

E depende também destas políticas públicas tanto Municipal como estadual , pois hoje tem custodiados presos que são dos municípios : Macau, Guamaré, Pendencias e Alto do Rodrigues, Jandaira.

Atualmente é mantida com um único convênio da Prefeitura de Guamaré, que custeia a folha de pagamentos de funcionários, dentre outras despesas.

Frisando que hoje tem reduzido o seu quadro de funcionários,para contenção de gastos.
Contando na atualidade com muitas dívidas de pagamentos de servidores.

A prefeitura de Macau colabora com a cessão do prédio , pagamento de água, luz e internet.
A APAC , no momento passa por fragilidades como qualquer outra instituição poderia estar passando, que sendo uma associação que precisa ser reavaliada na questão de investimentos em políticas públicas .

Para os Vereadores da Câmara Municipal de Macau se mostraram sensíveis á causa e manifestaram reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela APAC, que além de propiciar a recuperação dos indivíduos que ali estão custodiados representa um crime a menos na sociedade.

Na APAC é oferecida oportunidade de reinserção social de pessoas que erraram um dia , cometeram crimes, mas que hoje querem mudança para suas vidas.
Sendo um trabalho de recuperação do preso, de defesa da sociedade.

A presidente da APAC ressalta que recuperar uma pessoa privada de liberdade, significa muito para a sociedade, pois recuperado, este se torna um cidadão a mais na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. É um “bandido “ a menos nas ruas. Uma arma a menos .

O vereador Emanuel clelio, se manifestou que a APAC recupera. E Que “ Todo  homem é maior que seu erro.” Que inclusive sua mãe, é uma das voluntárias da APAC.

Outros vereadores como : Sr Dinarte demonstraram interesse em investir na APAC doando o recurso das Emendas Impositivas para o ano de 2019, Dinarte disse fazer a doação no valor de 10.000 ,00 , Francisco Pereira ( Lampiao ) disse doar 50.000,00, O sr Francisco Cláudio disse em fazer doação de 5.000,00 também se dispôs a ajudar a APAC o Sr . Italo Mendonca, como contador voluntário, Sr Oscar disse que o trabalho da APAC ser de suma importância para a sociedade, diz na sua experiência como policial aposentado, Sr Marcos Cabral , diz ter uma admiração pelos trabalhos  que são desenvolvidos na Associação, manifestaram a favor da continuidade das atividades de ressocializacao, desenvolvidos no cumprimento de pena com dignidade dentre outros.

O CRS da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), precisa de levar as autoridades competentes a conscientização de criação de ploliticas públicas na área de segurança e da cidadania para dar continuidade.

O método utilizado pela APAC é referência quando se fala em ressocialização de apenados, apresentando-se como alternativa de Unidade prisional humanizada, é diferenciada, com custos reduzidos e que pode reduzir os índices de reincidência criminal.

Na situação que se encontra hoje , com dívidas e muito fragilizada financeiramente, expõe , os presos , os funcionários , a diretoria , a própria APAC  e FBAC ( Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), órgão fiscalizador a qual a APAC é filiada.

A forma como vinha sendo conduzida , contraria toda a metodologia aplicada. Contra todos os seus princípios. A APAC deve ser referência , modelo e exemplo em todas as áreas de sua extensão.
Direção da APAC-MACAU vai a Câmara pedir ajuda para manter instituição aberta Direção da APAC-MACAU vai a Câmara pedir ajuda para manter instituição aberta Reviewed by Portal Macauense on 4/18/2019 08:46:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE