REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE MACAU PARTICIPAM DO III WORKSHOP DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RN


Portal Macauense - Aconteceu na última sexta-feira (20/07), no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Natal/RN, o lançamento oficial da segunda fase do projeto Transformando Destinos, um programa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que atua nos eixos da prevenção, do cuidado e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, com base na integração entre os setores e os entes. Com uma nova fase de expansão o programa chegará a mais 16 municípios potiguares. Na ocasião de lançamento, foram oficializadas as assinaturas de Acordos de Cooperação Técnica, selando a parceria com os Executivos Municipais, e a palestra tratando sobre a prevenção do uso de drogas.

Ainda, o III Workshop de Políticas Sobre Drogas do RN teve como abordagem, a importância da prevenção ao uso de drogas baseada em evidências científicas e contou com a presença da palestrante, a professora. Dra. Zila Van Den Mer Sanchez, especialista em Prevenção ao Uso de Drogas, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante do Comitê Internacional de Diretrizes de Prevenção do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).


O município de Macau esteve representado no evento através da secretária de Educação e Cultura, a senhora Eliane Han, o senhor Francisco Antônio (Gabinete) e o senhor Denny Thierry (Secretário adjunto dos Esportes e da Juventude). Para a secretária Eliane Han “[...] se faz necessária a participação dos diversos setores públicos. A educação tem um importante papel na disseminação dos saberes e dos conhecimentos necessários, atrelados às realidades, que muitas vezes tem grande relação com o nosso cotidiano e isso é inerente ao nosso papel como educadores e disseminadores do conhecimento. Entender como se dá a política de combate às drogas nos dá subsídios para entender essas realidades [...]” destacou.  

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, o Transformando Destinos é um programa importante para o MPRN e fundamental para a sociedade. “[...] Lançamos a segunda fase do Transformando Destinos, fazendo com que a iniciativa passe a ser encarada como um programa institucional. O MPRN tem trabalhado fortalecendo a repressão, se articulando melhor com as forças de segurança. No campo da prevenção, temos feito esses acordos como a assinatura do termo de cooperação com os municípios para que eles criem a política municipal sobre drogas [...]”, destacou o Procurador.
  
A doutora Zila Sanches elogiou o Transformando Destinos: “[...] Todo o movimento de prevenção ao uso de drogas no estado depende basicamente de pactuações com os municípios. Sem o apoio das Prefeituras, qualquer ação de prevenção dificilmente se terá sucesso. É fundamental o comprometimento de todos para desenvolver ações de prevenção dentro de uma diretriz estadual a partir daquilo que é considerado, do ponto de vista científico, adequado. E é isso que o programa Transformando Destinos  faz [...]”, concluiu.


Fotos: Assessoria de Comunicação do Município de Macau
REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE MACAU PARTICIPAM DO III WORKSHOP DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RN  REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE MACAU PARTICIPAM DO III WORKSHOP DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RN Reviewed by Macauense on 7/23/2018 11:35:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-wlvSkBWGUW0/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAxU/6FpWSjn-h2o/s120-c/photo.jpg] Author Name [Sora Templates] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [#] Twitter Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#] Instagram Username [#]