Mensagem ao dia do trabalhador

Portal Macauense  - O município de Macau vem sofrendo ao longo dos anos uma permanente mutação nos tipos de trabalho que são ofertados à classe trabalhadora. Há décadas, nos anos 1960/1970, a cidade abrigou mais de uma dezena de sindicatos que atuavam diretamente nas atividades da extração, do armazenamento e transporte do sal marinho. Para uma população que flutuava entre 16 a 20 mil habitantes eram ofertados mais de 5.000 empregos distribuídos em poucas empresas e fiscalizados por essa dezena de sindicatos.

No decorrer do tempo, vieram as transformações. As salinas foram mecanizadas e o transporte marítimo do sal se modernizou e essa evolução tornou irreversível a perda de centenas de empregos para a nossa população.

Neste dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, faço essa introdução para falar aos trabalhadores e trabalhadoras macauenses, principalmente aos jovens que já se preparam para entrar no mercado do trabalho, como forma de demonstrar que a preocupação da nossa gestão é, além de proporcionar os serviços básicos à nossa gente, focar na viabilização da criação de empregos para a nossa população economicamente ativa.

Faz parte do nosso Plano de Gestão a criação de novos empregos e geração de renda a partir da implantação de empresas que venham proporcionar as transformações das nossas riquezas naturais com o aproveitamento da nossa força de trabalho que começa com a criação de peixes e ostras em cativeiros e seu beneficiamento em baixa e média quantidades, se complementa com a criação de galinhas em baixa, média e alta escala, se amplia com a desenvoltura da agricultura familiar, passa pelo cultivo de algas marinha voltadas para a indústria de cosméticos, sem esquecer que dentre as nossas potencialidades estão as nossas águas-mães das salinas, o calcário, o petróleo, o gás natural, o sol e o vento como impulsionadores do nosso desenvolvimento econômico, embora para muitos tudo isso não passe de sonhos ilusórios.

Prefiro que pensem assim, mas nos deixe trabalhar para que possamos obter os frutos. A nossa Secretaria de Ação Social, que também tem o Trabalho como um de seus pilares voltado para dar suporte à população, vem criando oportunidades de trabalho gradativamente, principalmente às famílias mais carentes. A Secretaria de Turismo está viabilizando cursos de capacitação junto ao Governo do Estado, aproveitando a vocação turística do nosso município. Até o inicio da segunda quinzena deste mês de maio receberemos aqui em Macau emissário da empresa Guararapes que virá com o objetivo de discutirmos o apoio que o governo municipal emprestará para que aquela empresa instale um de seus núcleos de produção ou encontre modelo diferenciado para o aproveitamento máximo do número de costureiras locais na confecção de peças daquela indústria de vestiário.

A Petrobras, que desde 1972 vem explorando as nossas riquezas naturais no mar e em terra, já se prepara para novas investidas na nossa região, nos próximos meses. Com isso, estamos na busca de conhecer a real necessidade das especialidades de mão de obra nesse novo ciclo de atividades daquela estatal e suas contratadas com o objetivo de antecipar a capacitação de profissionais nas várias áreas. Enquanto isso, novos parques eólicos se preparam para serem instalados em território macauense e desta vez não podemos perder a oportunidade em introduzir a nossa força de trabalho, devidamente capacitada para as atividades.

Diante do quadro recessivo por qual se analisa o Brasil de hoje, as perspectivas para os trabalhadores e trabalhadoras macauenses estão num estágio satisfatório, diferentemente do que ocorre na grande maioria dos municípios brasileiros.

Vamos ao trabalho para que possamos alcançar o objetivo maior de gerar trabalho para a nossa população economicamente ativa. Parabéns às trabalhadoras e aos trabalhadores macauenses e que no próximo ano, nessa data possamos contabilizar conquistas reais para a classe trabalhadora macauense.


MACAU, 1º de MAIO DE 2018.

TULIO BEZERRA LEMOS

PREFEITO CONSTITUCIONAL DE MACAU










Mensagem ao dia do trabalhador Mensagem ao dia do trabalhador Reviewed by Macauense on 5/01/2018 04:17:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [] Facebook Username [#] Twitter Username [#] Whatsapp username [#] Instagram Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#]