» » » Dia do pedestre é lembrado com blitz educativa realizada pelo Detran

Macauense - Hoje, 8 de agosto, é o dia internacional do pedestre. A data será lembrada com ações educativas, realizadas pelo Detran, na faixa de pedestres da Avenida Engenheiro Roberto Freire, às 16h, em frente ao Praia Shopping.
A Coordenadoria de Educação e Fiscalização no trânsito do Departamento levará para a faixa de pedestres, localizada nos dois lados da avenida, material educativo, além de abordar motoristas e pedestres com as mensagens educativas e orientações como comportamento seguro nas vias.
“Para o motorista cabe respeitar e cuidar do pedestre no trânsito, já para o pedestre cabe algumas ações de segurança como atravessar na faixa, dar o sinal de vida para ser visualizado, bem como também respeitar a sinalização”, considera a subcoordenadora de Educação, Ana Costa.

Dicas de travessia segura para pedestres:
1) Atravesser as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.
2) Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que foi visto.
3)  Utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procurar outros locais seguros para atravessar, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.
4) Não atravessar a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de  não ser visto é grande.
5) Em estradas ou vias sem calçadas, caminhar de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).
Dicas para motoristas evitarem atropelamento:
1) Não induza o pedestre a atravessar mais rápido: caso o pedestre já tenha iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo abrir, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.
2) Dê a preferência: seja gentil e facilite a travessia. Quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre.
3) Na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.
4) A faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare sobre ela.
5) Evite buzinar o tempo todo para os pedestres. Isso  causa incômodo e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

Macauense

Macauense.com.br
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Macauense.com.br