» » » » Parabéns Guerreiro - Uma lenda viva chamado Afonso Lemos

Macauense - Um dos maiores prefeito da história política de Macau completa mais um ano de vida hoje, 04 de Julho, Afonso de Ligório Lemos, se tornou uma lenda viva na história da cidade que muito tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico de Macau.
História de Vida
Natural de Macau, nascido a 4 de junho de 1943, filho de Jonas Fernandes Lemos e de Albertina Tetéu Lemos. A história de vida de Afonso de Ligório Lemos está diretamente ligada à história do município de Macau. Com quatro mandatos de vereador. Eleito pela primeira em 15 de novembro de 1968, reeleito nos pleitos eleitorais seguintes: 15/11/1972 e 15/11/1976. Em 15 de novembro de 1976 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Cledinor Francisco de Mendonça. Em 15 de novembro de 1982 foi novamente eleito para o cargo de vereador.

Em 15 de novembro de 1988 foi eleito para o cargo de prefeito, assumindo em 1º de janeiro de 1989 e governando a cidade de Macau até 1º de janeiro de 1993.

Ele estudou até o segundo ano do 2º grau no Centro de Educação Integrado Monsenhor Honório (CEIMH), em Macau. Parou de estudar para trabalhar.

Teve uma infância comum, ao lado dos sete irmãos, REINALDO, ANTONIO, SEBASTIÃO, JOSÉ, MARIA AUXILIADORA, MARIA DA CONCEIÇÃO e CÉLIA LEMOS. Tinham pouco tempo para brincarem. Passavam grande parte do tempo ajudando a mãe no comércio.

Em 1960 Jonas Fernandes morreu. Afonso Lemos tinha 16 anos e, seus irmãos mais velhos estavam estudando na universidade, teve que trabalhar para garantir o sustento da família. Assumiu o papel de pai, mesmo tendo outros irmãos mais velhos.

Trabalhava transportando pessoas num Jeep deixado pelo pai. Era taxista. Já militava na política há algum tempo, ajudando o avô, Pedro Ferreira Tetéu, que era coronel da Guarda Nacional, e ajudava ao prefeito José Varela, na época futuro governador do Estado. Seu bisavô Feliciano Tetéu, foi intendente (PREFEITO) durante vários anos em Macau.

Sonhava ser o sucessor de seu bisavô na política em Macau. Em 1962, com 18 anos, saiu candidato a vereador. Não pôde concorrer no dia 7 de dezembro de 1962 porque tinha menos de 21 anos. Mas no pleito eleitoral de 15 de novembro de 1968 foi eleito vereador. Tornou-se o vereador mais bem votado de Macau.

Agora recentemente conquistou mais uma proeza em sua história politica e de vida, conseguiu eleger seu filho Tulio Bezerra Lemos, como mais novo prefeito de Macau, em 02 de outubro de 2016 em uma campanha dura onde a participação de Afonso Lemos, foi indispensável para o êxito da grande conquista da campanha. Parabéns para esse grande Guerreiro!!!
 
Homenagem do Portal Macauense a Afonso de Ligório Lemos 

Publicidade
Image and video hosting by TinyPic

Macauense

Macauense.com.br
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Macauense.com.br