Segurança Pública

Hoje vamos falar sobre Segurança Pública.
Ao longo dos anos, nos acostumamos com a calma e a segurança em nossa cidade. Furtos ou roubos eram coisa rara de acontecer. Assalto à mão armada então, era notícia apenas da televisão.

Macau cresceu pouco em termos populacionais, mas aumentou a sensação de insegurança da população e os casos de arrombamentos e assaltos também aumentaram.

Primeiro, é preciso saber a origem dos casos. Em sua grande maioria, são jovens e até adolescentes que roubam para manter o vício da droga, especialmente o crack, droga barata que vem sendo disseminada em todo o país e que, infelizmente, também chegou com força a Macau.

Como resolver essa situação, que se transformou em um problema de segurança pública?
As ações precisam ser executadas em duas frentes: repressão ao tráfico e inclusão social, com geração de emprego e ocupação.

A repressão tem que ser feita pela Polícia, com apoio da população através de informações. Tem que dificultar o acesso ao produto.
Sem o produto, não há consumo. Sem consumo, não há porque roubar para ter dinheiro para comprar o que não está à venda.

É preciso também ter vigilância permanente nas possíveis rotas de fuga da cidade. A geografia de Macau permite fiscalizar com eficiência a entrada da cidade, a ponte da Ilha de Santana, a saída pelo conjunto Arnóbio Abreu e o acesso para Cohab, Barreiras e Diogo Lopes. Quem rouba uma moto, por exemplo, vai querer sair da cidade. Se as saídas estiverem monitoradas, vai ficar complicado para o bandido.

Outra providência é fazer um monitoramento eletrônico dos principais pontos da cidade. O olhar da câmera intimida possíveis ações criminosas e até atos de vandalismo.

As ações de repressão devem ser feitas pela Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil, que deve atuar na investigação. Outro apoio importante deve ser da Guarda Municipal, que precisa estar cada vez mais presente aos olhos da população, gerando sensação de segurança.

Paralelo a tudo isso, é preciso executar ações de retirada de nossos jovens do mundo das drogas.
Quem tem algum tipo de vício sabe que não é fácil largar. O vício da droga é pior que qualquer outro. Ele atua no cérebro e passa a manipular a pessoa; e o viciado passa a viver em função da droga. Eles destroem a própria vida e ainda conseguem acabar com a paz na família.

Uma família que tem dependente químico sabe o sofrimento permanente que tem que passar. Os familiares chegam a perder a força para lutar contra as drogas, mas não perdem a esperança, alimentada pelo amor.

Afinal, não é porque um familiar errou, que precisa ser abandonado e tratado como um animal. A dependência química é uma doença e como tal precisa ser tratada.
É preciso tratar os dependentes químicos. Um viciado que deixa as drogas salva uma família, que volta à normalidade.

O poder público tem obrigação de criar mecanismos que possibilitem o tratamento para dependentes químicos.

O outro ponto é evitar que nossas crianças, adolescentes e jovens entrem no caminho das drogas. A Guarda Municipal pode fazer um trabalho de prevenção nas escolas, como o Proerd. Dessa forma, criaremos um exército de crianças com informações a respeito dos malefícios provocados pelas drogas. Elas chegarão à adolescência com consciência formada de combate às drogas.

É preciso também ter programas de educação, de esportes, como escolinhas de futebol e outras modalidades, estimular atividades culturais e ter centros de qualificação de mão de obra, adequados a cada faixa etária para preparar o jovem para ingressar no mercado de trabalho.

Se houver um programa de industrialização da cidade, com perspectivas de empregos para nossa juventude, com treinamentos permanentes na área esportiva, cultivando a competitividade no atletismo, na dança, nas artes, no esporte em geral, com escolas de idiomas, teatro, teremos uma juventude fora da ociosidade com foco no aprendizado e na empregabilidade.

É possível fazer. Basta ter vontade de realizar.

Que Deus abençoe a todos.

Abraço de
Tulio Lemos
Segurança Pública Segurança Pública Reviewed by Macauense on 6/16/2016 12:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [] Facebook Username [#] Twitter Username [#] Whatsapp username [#] Instagram Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#]