» » » Nota de Repúdio a Prefeitura de Macau/RN e Esclarecimento a toda Comunidade “SOS MARÉ DE ARTES”


Cia. Arte & Riso, grupo nascido na cidade de Umarizal/RN, no interior do Rio Grande do Norte, desenvolve seu trabalho nas ruas e praças de todo o país a cerca de quinze anos, seus componentes são estudantes, professores, especialistas e Mestres em Arte/Educação e Teatro. Nosso trabalho é sério, comprometido e reconhecido por artistas de todo Estado e País. Somos engajados em movimentos que se organiza em nível de América-Latina, como o Movimento Escambo Popular Livre de Rua, que existe mais de vinte e cinco nos, levando arte para os cantos mais remotos, locais onde se estabelece o descaso cultural por parte do poder público.
Há, aproximadamente, dois anos a Cia. Arte & Riso tem uma parceria firmada com a Escola Municipal de 1º Grau Edinor Avelino – Macau/RN, através do programaMais Cultura Nas Escolas (consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC) fomentado pelo governo federal. “Tem por objetivo: reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; contribuir com a formação de publico para as artes e ampliar o repertório cultural da comunidade escolar; desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico da escola pública; promover, fortalecer e consolidar territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida; ampliar a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural na vivência escolar, assim como o acesso a diversas formas das linguagens artísticas; proporcionar o encontro da vivência escolar com as manifestações artísticas desenvolvidas fora do contexto escolar; promover o reconhecimento do processo educativo como construção cultural em constante formação e transformação; fomentar o comprometimento de professores e alunos com os saberes culturais locais; integrar experiências artísticas e culturais locais no projeto político pedagógico das escolas públicas, contribuindo para a ampliação do número dos agentes sociais responsáveis pela educação no território; proporcionar aos alunos vivências artísticas e culturais promovendo a afetividade e a criatividade existentes no processo de ensino e aprendizagem).

Esse trabalho na cidade de Macau/RN é desenvolvido pelos professores Emanuel Coringa e Tatiane Tenório, que desenvolvem um trabalho de excelência. No entanto, desde o início do ano de 2016, aguardamos o repasse da segunda parcela do recurso que mantem o projeto. Esse recurso seria utilizado para o desenvolvimento das ações do grupo fundado na escola, denominado “Maré de Artes”, como pagamento dos monitores, montagem de figurino, cenário e etc. O recurso encontra-se liberado desde fevereiro de 2016 pelo extinto Ministério da Cultura (caso lamentável para o desenvolvimento cultural do país, e repudiado por nós, artistas). O fato é que mesmo após a liberação do recurso para todos os projetos Mais Cultura nas Escolas,desenvolvidos no país, nosso projeto encontrasse parado, o projeto resistiu por conta própria durante algum tempo, contando com o apoio de amigos, e da ajuda incondicional da direção da escola, na qual agradecemos a parceria firmada e a atenção gigantesca através de seu diretor Gilson Peixoto, que cumpriu à risca todas as suas responsabilidades  entre a Cia. Arte & Riso, a escola e o Ministério da Cultura, somos gratos companheiro!
No dia 23 de março a Cia. Arte & Riso, através de seu representante, Emanuel Coringa enviou um e-mail para o MINC questionando a não entrada do recurso na conta da escola como já havia acontecido em todas as demais, e recebemos o seguinte retorno: Olá, Emanuel! Em consulta ao FNDE, nos foi informado que a prefeitura de Macau – RN encontra-se com bloqueio por inadimplência. Ausências das prestações de contas dos recursos creditados às unidades executoras à conta dos programas Mais Educação e PDDE Estrutura, relativos ao exercício de 2014. Orientamos que dirija-se ao Setor de Prestação de Contas da prefeitura para averiguar. Colocamo-nos à disposição para quaisquer situações. Atenciosamente. Programa Mais Cultura nas Escolas Ministério da Cultura”.
Exatamente isso! A escola fez sua parte e nós, iniciativa parceira, fizemos a nossa. Mas, alguém ligado à Secretaria de Educação do município de Macau/RN, não fez a sua! E aquele projeto que estava com crianças dentro da escola durante os finais de semana fazendo arte e que apresentava-se na própria cidade, nos municípios vizinhos e que representava a escola e a comunidade, em eventos, em festivais de teatro a nível nacional, parou! Todas essas informações foram repassadas por nós e pela direção da escola para a prefeitura logo que fomos informados onde estava o erro que impossibilita a entrada do recurso do projeto na conta da escola, e nenhuma solução ou retorno de informações foi dada até esse momento por parte da prefeitura.
Lamentamos principalmente pelos alunos que nos ligam e procuram para saber: quando vai voltar o projeto? Acredito que, diante do atraso de retorno da prefeitura e das últimas manobras políticas golpistas, a pergunta infelizmente é diferente: será que o projeto vai voltar? A resposta nesse exato momento está nas mãos da Secretaria de Educação da cidade de Macau/RN. Novamente, reitero que cumprimos nossa missão até aqui, a escola através de sua direção também, agora cabe a alguém de sensibilidade há importância de um trabalho como esse na escola, que faça parte da atual gestão municipal solucionar o problema e nós dá uma posição, ou infelizmente será o fim de mais um projeto artístico/pedagógico que esbarra no descontrole administrativo da máquina pública, e nesse caso específico, da engrenagem chamada prefeitura de Macau/RN. Fica aqui nosso apelo e dos alunos.
Assim tornamos pública a situação para toda a sociedade Macauense e aqueles que através dos meios de comunicação tomarem conhecimento. Finalizamos pontuando que a Cia. Arte & Riso, assume TOTAL autoria e responsabilidade por todas as palavras escritas nesse texto. 
segue o registro de algumas ações do grupo "Maré de Artes"




Fonte: Cia Arte & Riso


Macauense

Macauense.com.br
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Macauense.com.br