Advogado afirma que provas incriminam prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, mas defesa nega


A prefeita recorreu e anulou ação. Agora, um recurso semelhante está em análise no TRE. Foto: Divulgação
“Boa”. Foi assim que as partes do processo que pede a cassação da prefeita de Mossoró, Claudia Regina, do DEM, e do vice, Wellington Filho, do PMDB, classificaram a audiência de instrução realizada nesta sexta-feira, na capital do Oeste. “Tão boa”, inclusive, que agora as partes vivem a expectativa de ver o processo logo julgado e, para uma, a condenação da gestora por uso da máquina pública, abuso de poder político e compra de voto e, para a outra, o indeferimento completo do recurso.
Isso, porque o processo se trata, na realidade, de um recurso contra a expedição dos diplomas (RCED) de prefeita a Cláudia Regina e vice a Wellington Filho. O motivo seria o uso das máquinas públicas estadual e municipal pela chapa encabeçada pela Democrata e, além disso, indícios de compra de votos de eleitores. A denúncia foi feita pelo advogado de Larissa Rosado, do PSB (candidata derrotada em outubro de 2012), Marcos Araújo, e foi colaborada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
“As testemunhas colaboraram com todas as informações e provas contra a prefeita Cláudia Regina. Todos os fatos foram confirmados, até porque as provas são muito cristalinas”, afirmou o advogado Marcos Araújo, acrescentando que foi acompanhado na audiência por representantes do MPE.
Do outro lado, Izabel Fernandes e Humberto Fernandes advogados de Cláudia Regina, representaram a atual prefeita, que não compareceu a audiência. Nem ela, nem Rosalba Ciarlini, governadora do Estado, que foi uma das citadas no processo, justamente, pela acusação de favorecer a candidatura da democrata. “Foi muito boa, até porque não tem nenhuma prova consistente contra Cláudia Regina”, afirmou Izabel Fernandes.
Segundo a advogada da prefeita, prestaram depoimento em juízo uma testemunha arrolada pela “defesa” e três da “acusação”. “E mesmo assim as testemunhas foram contraditadas, ou seja, não podiam assumir o compromisso de dizer a verdade porque tinham aproximação com Larissa Rosado. Uma tinha se afastado do cargo para trabalhar na campanha dela; o outro, o vereador Jamir Fernandes, é declarado apoiador de Larissa, e Guilherme Ricarte, que era assessor dela na campanha”, narrou Izabel Fernandes.
A expectativa dos dois defensores é que o processo seja julgado em breve. Segundo eles, agora, o recurso volta ao TRE, para as mãos do juiz eleitoral Verlano Medeiros, relator do processo. Se ele achar que não é necessária mais nenhuma diligência, o processo vai para julgamento. Nesta sexta-feira, vale ressaltar, a audiência foi presidida pela juíza eleitoral Ana Clarisse Arruda, que está substituindo o magistrado Pedro Cordeiro na 34ª zona eleitoral.
É importante lembrar, consequentemente, que o processo que tramita hoje no TRE é semelhante ao que condenou Cláudia Regina na 33ª zona eleitoral, em decisão do juiz Herval Sampaio. A sentença, no entanto, foi anulada em seguida, justamente, por Pedro Cordeiro. O motivo teria sido justamente o fato de Rosalba Ciarlini ter sido uma das principais “personagens” do processo de favorecimento a Cláudia Regina, mas não ser citada no processo e, consequentemente, não ter podido se defender.
Diferente disso aconteceu nesse processo do Tribunal Eleitoral. Uma das primeiras medidas do relator Verlano Medeiros foi, justamente, solicitar da governadora uma série de explicações, como por exemplo o valor gasto com publicidade. Afinal, uma das reclamações dos autores da ação contra Cláudia Regina foi o fato dos veículos de comunicação mossoroense, pela ligação que tinham com o Governo do Estado, ter beneficiado a candidata dela.











As Melhores Ofertas aqui
Advogado afirma que provas incriminam prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, mas defesa nega Advogado afirma que provas incriminam prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, mas defesa nega Reviewed by Macauense on 6/17/2013 03:32:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-wlvSkBWGUW0/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAxU/6FpWSjn-h2o/s120-c/photo.jpg] Author Name [Sora Templates] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [#] Twitter Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#] Instagram Username [#]