PUBLICIDADE

Projeto Rota dos Ventos promete beneficiar região de Macau

A deputada Fátima Bezerra (PT) juntamente com o IFRN, a UERN e o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, realizarão sexta-feira no auditório do IFRN – Campus João Câmara, o I Seminário preparatório de mobilização Projeto Rota dos Ventos – Eixo do Desenvolvimento Sustentável do RN.

Segundo os organizadores a ideia é, dentro do projeto Rota dos Ventos (assim denominado em virtude de ser a área com as melhores condições de produção de energia eólica do país), produzir diversos outros projetos de forma a ampliar as potencialidades da região servida pela rodovia BR-406, que vai de São Gonçalo do Amarante até Macau, incluindo a região litorânea nordeste do estado.  Para isso, estão sendo mobilizados prefeitos, vereadores, movimentos sociais, além de órgãos federais e estaduais.

Para o Diretor Geral do CERNE, Jean Paul Prates, “O objetivo é atrair e consolidar investimentos, valorizar os negócios já existentes e reconhecer esta rodovia como eixo de desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, principalmente pelo número de parques eólicos presentes em sua extensão, e também das demais atividades relacionadas com o uso de recursos naturais, como sal, pesca, aquicultura, mineração, turismo, hotelaria, biocombustíveis, petróleo e gás, potencial portuário e oceânico, entre outras”.

A Diretora do IFRN de João Câmara, Sônia Maia, explica que “este primeiro seminário visa mobilizar forças, gestores e talentos locais de forma que participem ativamente do processo, organizado em três frentes principais: infraestrutura e investimento; qualidade de vida e cidadania, e planejamento de longo prazo e gerações futuras - cada uma com responsáveis a serem definidos durante este e outros encontros que se seguirão”. A professora Ana Dantas, Diretora do Campus Natal da UERN, acrescenta que “o objetivo do seminário é ampliar a base de apoio nos campos institucional, acadêmico, político, gerencial e operacional do projeto Rota dos Ventos visando efetivamente melhorar qualidade de vida da população que vive na região”.

A deputada Fátima Bezerra acredita que “o Projeto Rota dos Ventos tem condições de envolver e mobilizar gestores municipais, estaduais e federais, empresas, imprensa e movimentos sociais e a população de uma forma mais geral, fomentando a discussão nas mais diversas áreas como segurança, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana, emprego e renda, etc. E a partir dessas ideias, de forma coletiva e com a coordenação técnica do IFRN, da UERN e do CERNE, iremos elaborar projetos de desenvolvimento para a região e de posse desses projetos buscaremos as fontes de financiamento. Vamos mudar a cara dessa região”, complementa.

 








As Melhores Ofertas aqui
Projeto Rota dos Ventos promete beneficiar região de Macau Projeto Rota dos Ventos promete beneficiar região de Macau Reviewed by Portal Macauense on 5/08/2013 03:15:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [] Facebook Username [#] Twitter Username [#] Whatsapp username [#] Instagram Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#]