Pesquisa aponta vitória de Robinson com maioria de 37% sobre Rosalba


Robinson Faria, do PSD, eleito novo governador do Estado com 37 pontos percentuais a mais que a segunda colocada e única adversária, Rosalba Ciarlini, do DEM. Esse foi o resultado da pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto Certus, em parceria com O Jornal de Hoje, e divulgada com exclusividade pelo vespertino. O vice-governador, se as eleições fossem hoje, alcançaria a marca de 54% das intenções de voto, contra apenas 17% da atual governadora, Rosalba Ciarlini.
É importante ressaltar que a pesquisa considerou apenas esses dois nomes porque Rosalba é a atual governadora e, por isso, naturalmente disputaria a reeleição e Robinson foi o único a assumir sua condição de pré-candidato a governador. O vice-governador, inclusive, já manteve até conversas com alguns partidos para viabilizar sua chapa de oposição. O PT da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, vai receber hoje o candidato para discutir 2014; o PSB, da ex-governadora e atual vice-prefeita Wilma de Faria; e o PDT do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, são alguns dos partidos que o pessedista tem conversado.
Além de Robinson Faria, algumas pessoas cogitam que Wilma de Faria, do PSB, e as duas lideranças do PMDB, Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal, e Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social, seriam outras opções para o Governo do Estado. Mas os próprios citados não confirmaram essa hipótese. E mais: Garibaldi e Henrique até negaram o interesse de disputar o cargo máximo do Executivo potiguar.
De volta à pesquisa, além das intenções de votos para os dois, a Certus apontou que os eleitores ainda demonstram certa indecisão tendo como únicas opções Rosalba e Robinson. Mais de 22% disseram não votar em nenhum dos dois e cerca de 5% responderam “não sei” a pergunta “se a eleição para governador do RN fosse hoje e os candidatos fossem estes; em qual deles votaria?”
No caso da disputa pela presidência da República, a pesquisa da Certus apontou que Dilma Rousseff teria 57% das intenções de voto, contra 11% de Marina Silva, 4% de Aécio Neves, do PSDB, e 3% de Eduardo Campos, do PSB. Com exceção de Dilma e Marina Silva, os outros candidatos não têm no currículo nenhuma disputa pela Presidência da República.
Contudo, Eduardo Campos, governador de Pernambuco, já assumiu ser candidato a presidente na próxima eleição, o que teria “forçado” Dilma a também dizer que é candidata a reeleição. Aécio Neves tomou posse na presidência do partido tucano no último final de semana e desponta como principal candidato do grupo PSDB-DEM.
Vale lembrar que para levantar os dados foram ouvidas 1.513 pessoas, entre os dias 16 e 19 de maio, por meio de entrevistas domiciliares, e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, além de um intervalo de confiança de 95%.
 
Rosalba também perderia eleição em Mossoró e no Oeste
A pré-candidatura de Robinson Faria ao Governo do Estado não é superior a de Rosalba Ciarlini à reeleição em apenas uma região do Estado ou entre determinado nível de escolaridade do entrevistado. Segundo a pesquisa da Certus, a vantagem do pessedista é considerável em todo o Rio Grande do Norte, inclusive, na região de Mossoró, considerado o principal pólo eleitoral de Rosalba Ciarlini e cidade que ela governou três vezes antes de assumir o Governo do Estado.
Na chamada Capital do Oeste e região, Rosalba apareceu com 30% dos votos se a eleição fosse hoje e alcançou sua maior marca entre as regiões do Estado. Contudo, ficou mais de 20 pontos percentuais abaixo de Robinson Faria. O vice-governador conseguiu 51%. É nessa região Oeste, também, que os eleitores parecem mais decididos entre os candidatos: apenas 14% disseram não votar em nenhum deles.
Mossoró é a cidade em que Rosalba conseguiu uma de seus maiores percentuais de votos quando foi eleita governadora do Estado em 2010, ficando acima dos 80% do eleitorado. Além disso, foi na cidade que a democrata conseguiu eleger a sua candidata, Cláudia Regina, também do DEM, prefeita no pleito de 2012, configurando uma “virada” na reta final do pleito, sobre a adversária Larissa Rosado, do PSB, que até hoje é questionada na Justiça Eleitoral – porque teria sido graças ao uso da máquina pública estadual.
De qualquer forma, considerando as outras regiões do Estado, a vantagem de Robinson Faria sobre Rosalba só aumenta. Na Grande Natal, o vice abriu uma vantagem de mais de 40 pontos percentuais, chegando aos 51%, contra 11% de Rosalba. E é porque não foi na região metropolitana onde o pessedista teve o maior percentual. Foi na região Leste: 63% dele, contra 18,75% dela.
No Agreste e Trairi, região da cidade de Santa Cruz, Robinson Faria alcançou 61% das intenções de voto, contra 14% de Rosalba Ciarlini. A Central: o “placar” foi de 59% contra 18%. No Seridó: 56,8% contra 15%. E, no Alto Oeste: 50,7% contra 27%.
Com relação à indecisão do eleitorado, Natal e Região Metropolitana é onde os dois candidatos parecem estar menos populares. Afinal, do eleitorado dessa área, quase 32% afirmaram não votar em nenhum dos dois. Essa foi a maior margem demonstrada na pesquisa. Não era para menos. Na Capital do Estado Rosalba tem o maior índice de rejeição, enquanto Robinson tem aparecido “pouco”, uma vez que concentra suas visitas ao interior do Estado, ouvindo reclamações contra o Governo.
GRAU DE INSTRUÇÃO
Além das regiões potiguares, a pesquisa da Certus apontou também que Robinson Faria leva vantagem sobre Rosalba, principalmente, entre os eleitores com o 2º grau, ou seja, que estão ou que já concluíram o ensino médio. Entre eles, 61% disseram votar no vice, e apenas 13% em Rosalba.
Desaprovação da gestão estadual chega a 80% em Natal
Não é só o fato de estar à frente na pesquisa de intenção de voto que Dilma Rousseff se diferencia de Rosalba Ciarlini quando se trata do aspecto político/administrativo de suas gestões. Segundo a pesquisa da Certus, feita em parceria com O Jornal de Hoje, enquanto a presidente da República é bem avaliada no Rio Grande do Norte, a governadora estadual chega à margem de 74% de desaprovação. Em Natal, a insatisfação do eleitorado supera a marca dos 80%.
Em números gerais, a desaprovação do Governo – o que explicaria a derrota, se a eleição fosse hoje – chegou aos 74,42%, contra 20,75% de aprovação. Apenas 1,78% consideram a administração Rosalba Ciarlini ótima e 10,18%, boa. “Regular” foi a palavra utilizada por 27,76% dos entrevistados da Certus. As piores definições, “ruim” e “péssima”, foram ditas por 19,76% e 38,73% dos entrevistados, respectivamente.
Foi na Grande Natal, no entanto, onde Rosalba Ciarlini conseguiu o seu maior índice de desaprovação. O percentual foi de 80,59% de desaprovação, contra apenas 15,73% de aprovação da administração DEM. E mais: 21% consideraram a gestão “ruim” e 39%, “péssima”. Boa ou ótima foi menos de 10% dos entrevistados.
Isso, mesmo com as recentes melhorias anunciadas pelo Governo do Estado – mas não colocadas em prática – para Natal, como o projeto que pretende deixar a cidade com o índice de 90% de saneamento básico. Essa margem de 80%, por sinal, foi quase a mesma marca que Micarla de Sousa, ex-prefeita de Natal, alcançou em 2010, quando estava no final do seu segundo ano de gestão.
Depois de Natal, as regiões onde Rosalba Ciarlini ficou com maior desaprovação foram: Seridó (75%), Agreste e Trairi (74%), Central (72%), Alto Oeste (71%), Leste (67%) e Médio Oeste/Mossoró (63%). Com esse panorama, ressalta-se, novamente, a insatisfação em números consideráveis do eleitor/entrevistado de Rosalba em Mossoró. Lá, quase 37% consideram a gestão da governadora “péssima” e 13%, apenas, “ruim”.











As Melhores Ofertas aqui
Pesquisa aponta vitória de Robinson com maioria de 37% sobre Rosalba Pesquisa aponta vitória de Robinson com maioria de 37% sobre Rosalba Reviewed by Macauense on 5/24/2013 03:58:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-wlvSkBWGUW0/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAxU/6FpWSjn-h2o/s120-c/photo.jpg] Author Name [Sora Templates] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [#] Twitter Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#] Instagram Username [#]