1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Programa Estadual DST, AIDS e Hepatites Virais, divulgaram nesta quarta feira (28), o Boletim Epidemiológico 2012, cuja  análise epidemiológica é  relativa aos casos de Hepatites Virais, Aids em Adultos e Crianças, Gestantes infectadas pelo HIV e Crianças Expostas, Sífilis na Gestação, e Sífilis Congênita até dezembro de 2011.
As informações epidemiológicas são de importância para a criação de respostas efetivas à epidemia, contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) , podendo, portando, ser utilizadas para este fim pelos diferentes setores: públicos, privados e sociedade civil.
 Hepatites Virais
Na análise epidemiológica foram constatados que  entre os anos de 2005 a 2011, o Rio Grande do Norte teve 3017 (Tabela 01) casos notificados em hepatites virais, sendo 2362 casos confirmados em Hepatite A, 271 confirmados em Hepatite B e 384 em Hepatite C.
A hepatite A é a hepatite que possui maior número de casos, ela é causada por meio de água e alimentos contaminados. As crianças menores de 14 anos de idade são as mais acometidas, cerca  de 79%.
A hepatite B é transmitida principalmente, por via sexual, com predominância na faixa etária de 20 a 49%.
A hepatite C possui um alto índice de cronificação no estado, cerca de 93% dos casos, onde 42% estão concentrados na faixa etária de 50 a 59 anos
 AIDS
No Boletim também estão colocados o resultado do trabalho de vigilância epidemiológica da Aids, tornando-se como referência a notificação dos casos confirmados de HIV.
De 2000 a 2011 foram diagnosticados 3122 casos de AIDS em adultos no Rio Grande do Norte.  Destes casos, 67% corresponderam ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.
Na distribuição por faixa etária, os adultos da faixa 25 a 49 anos concentram 74% dos casos Já  os jovens de 13 a 24 anos representam 9% dos casos. No Brasil, esta concentração  na faixa de 40 a 49 anos  é equivalente a 24,8%.
De 2000 a 2011, 826 pessoas morreram  por causa da  Aids no Rio Grande do Norte, sendo 69% homens e 31% mulheres.
 Dia Mundial de Luta contra a AIDS
No próximo dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a SESAP vai realizar uma série de ações como palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além de  incentivar os municípios a oferecer  a testagem rápida para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.
A campanha deste ano  tem como slogan “Não fique na dúvida, fique sabendo”, e tem por objetivo enfatizar e incentivar o diagnóstico precoce do HIV. Com apenas uma gota de sangue colhida na ponta do dedo, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.






Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.





Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

As Melhores Ofertas aqui
1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS 1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS Reviewed by Macauense on 11/28/2012 09:55:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-wlvSkBWGUW0/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAxU/6FpWSjn-h2o/s120-c/photo.jpg] Author Name [Sora Templates] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [#] Twitter Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#] Instagram Username [#]