Força Federal é solicitada para eleições em 105 municípios no RN


A ministra presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, visitou o TRE/RN em julho e comentou os preparativos das eleições no estado, inclusive, no que diz respeito a insegurança. Na época, ela ressaltava que essas eram eleições mais “apaixonadas” e, por isso, se justificava o pedido de três zonas eleitorais de solicitar a presença da Guarda Nacional para evitar brigas e confusões entre partidos e eleitores. Nesta quinta-feira, a situação se mostrou bem mais grave. Afinal, segundo o desembargador Saraiva Sobrinho, já foram 47 zonas eleitorais que fizeram a solicitação de reforço da segurança nacional.
As 47 zonas eleitorais dão um total de 105 municípios potiguares onde o juiz eleitoral viu risco de confusão durante o pleito eleitoral. “Vamos ter uma reunião com a Polícia Militar para saber se nesses casos o efetivo da PM pode garantir a segurança por meio do deslocamento de militares. Caso não seja possível, realmente, que eles cubram todo o Estado, será solicitada a Guarda Nacional para garantir a segurança em todas as cidades”, garantiu Saraiva Sobrinho. O Exército já participou de várias eleições no RN.
Mesmo com o aumento considerável desde a visita da ministra, o número de zonas eleitorais solicitando reforço de Força Federal já era esperado, justamente, pela “paixão” com a qual as eleições municipais podem ser caracterizadas em muitas cidades do interior do Estado. “Lembro que há cidades onde se fala apenas ‘o outro lado’, para evitar dizer o nome do partido adversário”, relembrou Cármen Lúcia.
RIGOR NÃO, APENAS CUMPRIMENTO DA LEI
Se nas eleições em Natal o clima não esquenta “tanto” entre os adversários políticos, a insatisfação de quase todos os candidatos é com a atuação da Justiça Eleitoral neste pleito eleitoral. O desembargador Saraiva Sobrinho, porém, evitou o rótulo de “atuação com rigor”. “A Lei não é aplicada com rigor, ela apenas é aplicada ou não. E o que nós estamos fazendo é aplicando”, garantiu.
Do mesmo ponto de vista compartilha o juiz eleitoral José Dantas. Questionado sobre a reclamação dos candidatos do excesso de fiscalização, sobretudo, no período pré-eleitoral, o magistrado afirmou que “apenas cumpre o trabalho baseado em leis que os próprios deputados aprovaram”. “Não cabe a mim julgar se a lei é ou não mais rigorosa, mas compreendo que ela restringiu muita coisa que antes era permitida, como os showmícios, para dar maior condição de concorrência entre os candidatos. Essa, inclusive, foi uma determinação pedida pelos próprios parlamentares, para deixar os custos das eleições menores”






Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
As Melhores Ofertas aqui
Força Federal é solicitada para eleições em 105 municípios no RN Força Federal é solicitada para eleições em 105 municípios no RN Reviewed by Portal Macauense on 8/02/2012 09:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Macauense.com.br

PUBLICIDADE

Image Link [] Facebook Username [#] Twitter Username [#] Whatsapp username [#] Instagram Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#]